Em pronunciamento em rede nacional realizado na noite desta sexta-feira (5) na TV, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a condução das eleições no país ("a festa democrática de domingo foi o coroamento de um processo eleitoral que mobilizou o país durante meses") e pediu que governo e oposição eleitos respeitem-se nos próximos anos.
"É importante que governo e oposição, sem abrir mão de suas posições, respeitem-se mutuamente", disse.
A declaração vem após o encerramento de uma disputa marcada pela troca de acusações e pela inclusão de temas religiosos, como o aborto, no debate eleitoral.
"Nos próximos anos, o Brasil poderá consolidar-se como uma terra de oportunidades. Avançaremos mais rápido nessa direção se soubermos qualificar o debate politico", afirmou o presidente.
Lula também aproveitou para cumprimentar "a companheira Dilma Rousseff", eleita a primeira mulher presidente do Brasil após superar o tucano José Serra no pleito de outubro.
"Tenho consciência do imenso simbolismo desse ato", afirmou ele, para quem a eleição de Dilma mostra que "não há preconceito que não possa ser vencido e superado pela tenacidade do povo".