Cuiabá, Sábado, 18 de Outubro de 2025
COPA DO MUNDO
Tamanho do texto A- A+

Para Agecopa, VLT é inviável pelo custo final da tarifa

Yênes Magalhães alega que troca de projeto de transporte atrasaria cronogramas do Mundial de 2014

MidiaNews

Para Presidente da Agecopa, sistema do VLT encarece preço da passagem para o usuário

Para Presidente da Agecopa, sistema do VLT encarece preço da passagem para o usuário

ISA SOUSA
DA REDAÇÃO

A viabilidade de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), em vez do BRT (Bus Rapid Transit ou ônibus de via rápida), no contexto da infraestrutura viária para a Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá, é contestada pelo presidente da Agência Estadual de Projetos da Copa (Agecopa), Yênes Magalhães.

Em entrevista ao MidiaNews, o executivo observou que, por mais que as desapropriações diminuam, já que o espaço que o VLT ocupa é menor que o BRT, ou ainda que o custo da construção seja menor, o foco é no valor da passagem que a população irá pagar. Em termos comparativos o VLT é como se fosse um "metrô" de superfície, diferentemente do BRT, uma espécie de ônibus "sanfonado", com capacidade maior que os atuais.

"Vários aspectos têm de ser analisados, mas o BRT é mais viável. O VLT é inviável pelo custo da tarifa para a população. Você pode até ter empresário que faça o VLT, mas qual será a diferença de preço na hora da passagem?", questionou Yênes Magalhães.

Outro ponto, conforme o presidente da Agecopa, é que, desde o início da escolha de Cuiabá como uma das cidades-sede do Mundial de 2014, o BRT foi o modelo de transporte público estudado para a reestruturação do sistema de transporte público da capital mato-grossense.

Além disso, o próprio empréstimo que o Governo do Estado conseguiu, no valor de R$ 454 milhões, junto à Caixa Econômica Federal, foi para a implantação do BRT, não para o VLT.

"Voltaríamos à estaca zero. Podemos ter problemas com a Caixa e, se for mudar tudo, o cronograma das obras também pode ser prejudicado. A empresa que o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, convidou para fazer os estudos de viabilidade do VLT afirmou que cobriria os gastos excedentes. Mas, volto a reforçar: de nada adianta, se isso refletir em uma tarifa alta", analisou.

Viabilidade

O presidente da Assembleia é um dos grandes defensores do projeto do VLT para Cuiabá. No início deste mês, a convite de Riva, um grupo português, que atuará em três estados do país na construção do VLT para a Copa do Mundo, fez uma segunda visita técnica, atestando a viabilidade do transporte.

De acordo com o grupo, até o final deste mês de março, deve ser entregue à Agecopa o primeiro relatório conclusivo sobre o VLT, que, caso aprovado, continuará sendo nos dois eixos em que o BRT foi estudado.

O primeiro, do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, até a Avenida do CPA, que passará pela área central de Cuiabá e finalizará no Centro Político Administrativo (CPA).

O segundo trecho será do Coxipó até o Centro da Capital, e que passará pela Avenida Fernando Corrêa, em direção ao Centro. A obra também inclui terminais e estações de transbordo pela avenida, que diminuiriam com a implantação do VLT.

Apesar de atestar que a troca nas formas de transporte seria inviável, o presidente da Agecopa informou que a decisão final é um consenso das Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, bem como do Governo do Estado.




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
21 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Sandra  22.03.11 10h10
Infelizmente o desenvolvimento da mentalidade e cultura humana não é o mesmo da tecnologia. Que disparidade. Bem senhores não estamos mais na época das cavernas, evoluam! Vocês estão escrevendo a história neste momento, como querem ser lembrados???
0
0
ronilson  15.03.11 21h02
http://www.youtube.com/watch?v=L_CbdSIOTTA assistam o video do VLT de maceio, e custa apenas 50 centavos.
0
0
Roberval Ferreira Barros  15.03.11 18h48
Só acho que a população teria que ser convocada e expor os BRT e VLT...eu acredito que o VLT alem de ser bonito e ambientalmente favoravel a natureza...DEPUTADO RIVA APERTA QUE ESSE YENES ESTA QUERENDO ALGUMA COISA....Cuiaba precisa de coisa moderna não caieira...
0
0
JERRY SANTANA BARRETO  15.03.11 18h13
O presidente da AGECOPA Yenes Magalhães já mostra sinais que esta preocupando a população da Capital, devido as várias entrevistas por meio de comunicação sobre as obras, já demostra despreparo pela equipe da AGECOPA, a nossa preocupação é que a população já começa a desacreditar que a Copa acontecerá, á mais de um ano que que a AGECOPA vem preparando os projetos que agora daria inicio as obras, eu pergunto o salário dos diretores da Agecopa não justifica tanta demora na execução das obras. Eu não acredito que esses diretores vão fazer acontecer essa copa. TIREM O CAVALO DA CHUVA, A COPA JÁ ÉRA, PERDEMOS.
0
0
MAURICIO  15.03.11 17h16
OLHA É DE DAR ANCIA VER ESSE PESSOAL FALAR, GENTE NOSSA SEGURANÇA É UMA M... NÃO PELA POLICIA MAIS PELAS LEIS E PELA NOSSA INFRAESTRUTURA QUE TAMBEM É UMA M... NOSSA SAÚDE É UMA M... NOSSO FUTEBOL É UMA M... NOSSOS MEIOS DE TRANSPORTE É UMA M... QUE PENA ISSO ESTAR ACONTECENDO COM CUIABÁ UMA DAS SEDES DA COPA DO MUNDO E VEM ESSE BANDO DE POLITICO DIZER BESTEIRA SERIA MAIS NOBRE E HUMANO ELE DIZER EU NÃO SOU CAPAZ DE CONCRETIZAR ISSO DO QUE DIZER ESTA BESTEIRA ESPERO QUE O POVO ABRA OS OLHOS ANO QUE VEM É ANO ELEITORAL PARA PREFEITO E VEREADOR ANALIZEM BEM ESSE POVO MINHA GENTE VAMOS DAR UM BASTA NISSO NÓS PODEMOS SIM.
0
0