Cuiabá, Domingo, 30 de Novembro de 2025
COPA DE 2014
Tamanho do texto A- A+

Agecopa garante cumprimento de prazo para projetos

Presidente Dilma determinou que setembro é a "última chance" de se rever os planos de obras

MidiaNews

Agecopa garante que obras como a Mobilidade Urbana serão concluídas no prazo

Agecopa garante que obras como a Mobilidade Urbana serão concluídas no prazo

ISA SOUSA
DA REDAÇÃO

O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Projetos da Copa do Pantanal (Agecopa), garantiu que está fazendo o possível para cumprir a determinação da presidente Dilma Roussef (PT) de entregar até o mês de setembro um relatório detalhando todas as necessidades da cidade-sede para o evento.

Conforme o diretor de Planejamento da agência, Yênes Magalhães, que participou de reunião entre as 12 capitais que sediarão o Mundial, na semana passada, em Brasília, no próximo dia 15, o Ministério dos Esportes encaminhará uma ficha para que todos os ajustes necessários sejam informados ao Governo Federal. A entrega do documento deverá ser feita no dia 19.

O objetivo da ficha é alterar a matriz de responsabilidade que consta em cada Estado, já que a primeira foi assinada ainda em 2008, um ano após o Brasil ser escolhido sede da Copa do Mundo de 2014.

Entre mudanças determinadas em Mato Grosso, estão por exemplo, a do transporte público, que passou do BRT (Bus Rapid Transit) para o VLT (Veículo Leve sobre os Trilhos), e obras de Mobilidade Urbana, que foram acrescidas.

Apesar de a entrega da nova matriz para o Governo Federal ocorrer ainda neste mês, em relação aos recursos necessários para garantir o cumprimento do documento, o objetivo é que até setembro Estado e União formalizem novos acordos.

"O que a presidente Dilma Rousseff, o governador Silval Barbosa e o presidente da Agecopa, Eder Moraes, pediram é aceleração. Porém, a presidente reforçou que todas as necessidades devem ser entregues até setembro. Segundo ela, não vai adiantar chegar em dezembro e dizer ‘ah, isso ficou para trás'", afirmou Yênes.

De acordo com o diretor, Mato Grosso não é visto pela União como em "situação crítica", como é o caso, por exemplo, de Manaus (AM), Natal (RN) e São Paulo (SP) em relação às obras de seus estádios.

Além disso, Yênes Magalhães garantiu que todas as licitações necessárias para que a Copa do Mundo ocorra na Capital e em seu entorno estarão finalizadas dentro do prazo estipulado.




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

joaozinho  12.07.11 20h59
Este povo só fala em copa do mundo, enquanto os cidadãos estão a mercê da marginalidade. Acorda governador, acordam secretários e deputados. FIFA olha a estatística de assassinatos em MT e em especial em Cuiabá.
0
0
Lucas Dantas  11.07.11 18h17
Custou, mas enfim o Sr. Yenes acatou o VLT como modal de transporte para Cuiabá. Esperamos que parem com a compra de matéria tipo a da UOL, coisa feia!
0
0