Cuiabá, Domingo, 19 de Outubro de 2025
ESTRADA DE FERRO
24.09.2011 | 14h30 Tamanho do texto A- A+

Trecho Cuiabá-Rondonópolis deve ficar pronto em 2015

Licitação e estudo ambiental saem até dezembro de 2012, diz Vuolo; 2ª etapa vai até Rondônia

Reprodução

Vuolo: traçado, projeto básico e EIA-Rima já têm cronograma definido para 2012

Vuolo: traçado, projeto básico e EIA-Rima já têm cronograma definido para 2012

ISA SOUSA
DA REDAÇÃO

Até dezembro de 2012, o projeto básico e o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) para construção do trecho Cuiabá-Rondonópolis, da Ferrovia Vicente Vuolo, a Ferronorte, devem ser concluídos. Pelo menos, é esta é a perspectiva do secretário extraordinário de Transporte Intermodal, Francisco Vuolo, que projeta para 2015 a conclusão da obra.

Na sexta-feira (23), uma reunião foi realizada entre a pasta, a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Por meio de parceria, as duas instituições públicas já realizaram alguns estudos preliminares e serão as responsáveis por desenvolver todos os projetos e documentos necessários para a construção do trecho Cuiabá-Rondonópolis e Cuiabá-Santarém (PA).

De acordo com Vuolo, na reunião, foram acertados, em caráter fixo, os cronogramas. Com os documentos necessários, espera-se que, ainda no fim de 2012 ou início de 2013, a obra seja licitada.

"Para construir a ferrovia, é necessário o projeto. Então, estamos seguindo um cronograma. Nossa previsão é de que, ainda neste ano, esteja em funcionamento o terminal de Itiquira (357 km ao Sul da Capital) e, no segundo semestre de 2012, o de Rondonópolis. Até lá, esse será justamente o prazo para que tenhamos projetos e estudos para Cuiabá. Ou seja, em 2012, já poderemos ter condições de licitar e definirmos estratégias Rondonópolis até Cuiabá", disse Vuolo.

Uma novidade, discutida e definida na reunião, é que, além do transporte de cargas, o de passageiros também seja avaliado até Cuiabá. No total, são 220 km.

Concessão

Outro ponto, que envolve a ANTT, é quanto à concessão para construção da ferrovia, até então, da América Latina Logística (ALL), que abriu mão.

"Estamos discutindo e vamos continuar a discutir o modelo da concessão, quem vai construir, como vai ser feita e quem serão os agentes financeiros", disse Vuolo.

A respeito de data para que a Ferronorte chegue à Cuiabá, o secretário afirmou que espera que isso ocorra em 2015.

Quanto ao trecho Cuiabá-Santarém, Vuolo disse que ainda é precipitado falar em datas, mas ressalta que o objetivo é construir em Mato Grosso uma malha ferroviária interligando a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que vai possibilitar a saída para o Peru e interligar com Ferrovia Norte-Sul, que vai dar acesso ao Porto de Itaqui, no Maranhão.




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Ricardo  25.09.11 17h15
Ficará pronta em 2015 ou em 2115? Acho que colocaram a data errada toda vez é assim vem chegando ano politico e comecam um monte de projetos, obras, novas estradas, duplicacoes, e por ai vai, tenho um recado pra esses politicos, o povo nao e mais trouxa. VOTEM NULO.
0
0
Vitor Balsan  25.09.11 10h43
Quando este trecho estiver pronto, quero ver em que esse Vuolo vai fazer palanque. Homem de uma única proposta, desde antes de ser eleitor venho ouvindo este único discurso. Ta pegando esmola com o chapéu dos outros.
0
0
Thiago Chacal  24.09.11 20h19
Que beleza!! Ótima notícia pras nossas rodovias e para minhas viagens pro Paraguai!!
0
0