Cuiabá, Quinta-Feira, 9 de Outubro de 2025
OPERAÇÃO MATRIZ
25.11.2010 | 13h30 Tamanho do texto A- A+

PF prende 8 pessoas ligadas ao tráfico internacional em MT

Mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em Mirassol D’Oeste, Rondonópolis e Cuiabá

PF

Dinheiro, celular e jóias apreendidas durante a Operação Matriz

Dinheiro, celular e jóias apreendidas durante a Operação Matriz

ANTONIELLE COSTA
DA REDAÇÃO

A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (25), oito pessoas em Mato Grosso ligadas ao tráfico internacional de drogas. Os mandados de prisão foram cumpridos em Mirassol D'Oeste (1), Rondonópolis (1) e em Cuiabá (6), durante a Operação Matriz, desencadeada em todo Brasil.

Segundo a PF, uma pessoa está foragida. Os nomes dos presos não foram divulgados.

Além dos mandados de prisão, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, sendo sete em Cuiabá e um em Mirassol D'Oeste. Foram apreendidos veículos, celulares, cerca de R$ 90 mil, US$ 1 mil, câmera fotográfica, relógio, joias, munições calibre 22 e armas.

A operação foi deflagrada hoje, pela Polícia Federal de Caxias do Sul (RS), com objetivo de cumprir 41 mandados de prisão preventiva nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Paraguai, bem como 41 mandados de busca e apreensão.

De acordo com a PF, as investigações começaram há dois anos e tiveram a cooperação da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai. Durante a apuração dos fatos, foi levantado que um grande traficante brasileiro, preso no Paraguai em 1994, era o articulador do envio mensal de meia tonelada de pasta-base de cocaína para o Brasil.

A droga era transportada escondida em veículos, ou em pequenos aviões, que arremessavam os pacotes de cocaína para serem recolhidos por outros traficantes ligados ao grupo. Em julho passado, a Polícia Federal interceptou um lançamento de droga da região Uruguaiana (RS) e apreendeu 61 quilos de droga jogados de uma aeronave.

Mais de 250 policiais federais participam da operação, que teve essa denominação pelo fato da droga comercializada pelo grupo ser "carimbada" com a imagem de um leão, representando a "marca" do cartel fornecedor da droga.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Caxias do Sul.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Luis Santana  25.11.10 16h03
Eu não entendo porque o tráfego de drogas, e armas aumentam a cada dia no País, talvez por falta de vontade política do governo querer resolver o problema do tráfego de droga no País. O Brasil não é produtor de maconha, não industrializa cocaína, e nem armas, portanto a quem interessa esta guerra civil que hoje ocorrem nas grandes capitais do País, consequência do tráfego de drogas e armas? Tudo isso ocorrem nas barbas das autoridades brasileira, e a sociedade não ver por parte dos Governantes, do Congresso Nacional, e da Justiça nenhuma providência eficaz para coibir essas ações criminosas desses bandidos. Se não houver investimento na segurança do País, e uma fiscalização eficiênte nas fronteiras do Brasil, certamente em breve estaremos vivendo uma guerra civil incontrolável.
0
0