Cuiabá, Terça-Feira, 30 de Dezembro de 2025
CASO EIKO UEMURA
09.09.2011 | 15h20 Tamanho do texto A- A+

MPE arquiva inquérito e aponta para suícidio da jovem

Jovem morreu aos 23 anos; corpo foi achado no Portão do Inferno; investigação foi marcada por polêmica

MidiaNews/Reprodução

O corpo de Eiko Uemura foi encontrado no Portão do Inferno, em abril de 2009

O corpo de Eiko Uemura foi encontrado no Portão do Inferno, em abril de 2009

ISA SOUSA
DA REDAÇÃO

O procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra anunciou, nesta sexta-feira (9), que o Ministério Público Estadual decidiu manter o arquivamento do Caso Eiko Uemura.

Em entrevista coletiva, o chefe do MPE afirmou que a morte da estudante tem fortes indícios para suicídio. A tese de que Eiko teria sido torturada, espancada, morta e jogada o Portão do Inferno, localizado em Chapada dos Guimarães, a 40 km da Capital, foi descartada pelo órgão.

A jovem morreu em abril de 2009, aos 23 anos. Seu corpo foi exumado e a Polícia Civil, durante muito tempo, trabalhou com tese de homicídio.

O caso se tornou polêmico a partir do momento em que o delegado Márcio Pieroni, então no comando da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Cuiabá, apontou para um amante de Eiko como sendo autor do assassinato.

Pieroni está preso, sob suspeita de fraudar inquérito sobre a morte do juiz Leopodino Marques do Amaral.

O parecer

Conforme parecer do médico legista Luis Carlos Galvão, que se baseou na perícia feita no local, no laudo de necropsia e em um segundo laudo, este de exumação, dois fatos marcam a tese de suicídio.

"O primeiro deles é a forma que a vida de Eiko estava conturbada e o segundo, o bilhete deixado por ela, com frases no passado, típicas de um suicida", revelou.

Galvão ressaltou que são três as fases do suicida:  de ambiguidade, de probabilidade e de decisão.

"A última é o gargalo do funil, é quando a pessoa já está convicta do que fará. Portanto, é comum relatos de que, supostamente, a pessoa estava bem e, "do nada" se suicidou. Na verdade, ela já estava decidida", completou.

Segundo relatório, as causas da morte foram luxação e fratura cervical com lesão muscular, o que ocasionou parada cardiorespiratória imediata.

De acordo com Ferra, o suicídio não pode ser confirmado porque a jovem, por exemplo, pode, ao invés de ter saltado voluntariamente, ter sido obrigada a se jogar.

Outro ponto é que, com o arquivamento do inquérito, alegando-se suicídio, não seria possível que o mesmo voltasse a ser reaberto, caso novos fatos aparecessem.

Perfil de Eiko

Os bilhetes deixados por Eiko, pouco antes de sua morte, são fortes indícios suicídio, conforme o grafologista Eduardo Evangelista, tese reafirmada pelo médico legista Luis Carlos Galvão.

De acordo com Evangelista, embora a análise dos bilhetes tenha sido feita a partir de uma foto do que Eiko escreveu, foi possível assinalar características de personalidade da jovem.

Entre elas, destaque para reserva e prudência no contato com o mundo; repressão e sufocamento das inclinações naturais, que geralmente leva ao desenvolvimento de neuroses; teimosia silenciosa, indicando que a pessoa guardava muito suas emoções, discordava e não explodia; dificuldade de diálogo e, por fim, sonhadora.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

CRISTINA FIORI  09.09.11 18h22
VERDADE!!!!! EU LEMBRO DESSE FATO QUE FICOU DIVULGANDO EM TODOS OS JORNAIS QUE A EIKO FOI ASSASSINADA. COITADA,DESENTERRARAM O CORPO DELA MEXERAM EM TUDO DE NOVO. É PALHAÇADA.A POLICIA DE CHAPADA JÁ TINHA FEITO DECLARAÇÕES DE QUE EIKO SUICIDOU-SE E VEM ESSE DELEGADO AI QUE TÁ PRESO E TENTA DESMORALIZAR O DELEGADO DE CHAPADA, OS PERITOS,ENFIM, TODOS ENVOLVIDOS NA ELUCIDAÇÃO DO FATO. NÃO SE PODE BRINCAR COM COISA SÉRIA. O BOM PROFISSIONAL ALÉM DE DEDICAR PRECISA TER FEELING, ESSA PALAVRINHA INGLESA QUE FAZ A DIFERENÇA E QUE ESTÁ NA MODA USÁ-LA. PARABÉNS AO MINISTÉRIO PUBLICO QUE ANALISOU COM CRITÉRIO ESSE FATO. SOU PROFESSORA DE INGLÊS E MEU ESPOSO É DATILOSCOPISTA. ACHO UMA BARBÁRIE O QUE ACONTECEU E APROVEITO PARA CUMPRIMENTAR O DELEGADO BOSCO PELO DISCERNIMENTO E PREPARO.
0
0
valdemir peixoto  09.09.11 17h54
Eu previa isso. Acompanhei aqui em chapada todo desenrolar desse crime quando dr. joão bosco, delegado aqui de chapada, declarou que era suicídio. Infelizmente houve muita especulação por parte do outro delegado que queriam ser noticia mas não entendem de nada...
0
0