Cuiabá, Quinta-Feira, 15 de Janeiro de 2026
REVOLTA NA ALDEIA
19.10.2011 | 16h58 Tamanho do texto A- A+

Índios invadem fazenda, fazem reféns e levam 600 vacas

Fazendeiros ameaçam reagir contra a invasão: clima é tenso na cidade de Confresa

MidiaNews

A PF enviou equipe para conter a situação de conflito entre índios e fazendeiros, em Confresa

A PF enviou equipe para conter a situação de conflito entre índios e fazendeiros, em Confresa

KATIANA PEREURA
DA REDAÇÃO

Um grupo formado por, pelo menos, 20 índios invadiu duas fazendas, instaladas dentro da Terra Indígena Urubu Branco, localizada na cidade de Confresa (1.160 km a Nordeste de Cuiabá). Na invasão, os índios da etnia tapirapé recolheram 600 cabeças de gado e as levaram para a aldeia.

O "sequestro" das vacas seria um protesto dos índios, que estão em briga judicial para a retirada dos fazendeiros de dentro da terra indígena. A invasão foi no final da tarde de terça-feira (18). Fazendeiros alegam que vivem no local desde antes da demarcação indígena e se negam a abandonar as terras.

Os fazendeiros procuraram a Polícia Civil e registraram um boletim de ocorrência, comunicando a invasão e a retirada do gado.

Segundo a denúncia, funcionários das fazendas foram feitos reféns, enquanto os índios apartavam a gado. Como se trata de conflito envolvendo disputa de uma questão indígena, o delegado entendeu que a apuração seria uma tarefa da Polícia Federal.

A Polícia Federal informou que enviou uma equipe de policiais para conter a situação. Duas equipes da Polícia Militar de Confresa fazem policiamento preventivo na aldeia e temem a revolta dos fazendeiros.

A Funai informou que possui uma decisão da Justiça para dar prosseguimento ao processo de demarcação de terra na área indígena, onde estão instalados os fazendeiros.

A Terra Indígena de Urubu Branco  tem 167 mil hectares e fica localizada em Confresa. Cerca de 130 famílias de fazendeiros ocupam o local.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Emerson Douglas  22.10.11 07h09
VC, AI!, QUE GOSTA DE ÌNDIOS, AI, LEVA ELES PRA CASA. PARA POVO ISSO TEM QUE ACABAR.
0
0
Paulo Ponciano de Oliveira Dias  21.10.11 22h32
Torna-se imperioso colocar um basta no desmando da política indigenista, agora virou moda essa ou aquela etnia, agredir pessoas trabalhadoras, policiais, invadirem fazendas, prédios públicos, naturalmente que manipulados por interesses internacionais. Concordo que silvícolas como os Yanomamis, que ainda estão realmente ligados as suas origens”Selvas”, carecem do nosso apoio, mais os aculturados que só se pintam para aparecer na mídia, esses não. Eu concordaria em dar minha casa para os povos indígenas, isso se já tivéssemos dado o palácio do planalto, pois em 1.500 esses solos lhes pertenciam.
0
0
Mauro Bezerra  19.10.11 17h11
O interesse público (como obras de energia, estradas, etc..) se sobrepõe ao interesse particular ou das minorias. Menos para os índios, quilombolas, MST, GLS, etc.. Agora para o cidadão que trabalha duro paga seus impostos os rigores da lei, sem apelação.
0
0