Cuiabá, Terça-Feira, 26 de Março de 2019
MERCADO AGRÍCOLA
04.03.2019 | 08h00 Tamanho do texto A- A+

Açúcar: Unica prevê que desfecho de painel na OMC contra índia será favorável ao Brasil

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) considera positiva a abertura de painel contra a Índia na Organização Mundial do Comércio (OMC), anunciada hoje pelo governo Brasileiro

divulgação DO PORTAL DO AGRONEGÓCIO

do PORTAL DO AGRONEGÓCIO

Em comunicado, o diretor executivo da entidade, Eduardo Leão, afirma que "estamos seguros de que as atuais práticas indianas violam as regras de comércio e que o desfecho de uma painel será favorável para o Brasil. Mas temos esperança de que esse anúncio permita uma reavaliação do regime açucareiro por parte do governo daquele país e que possa considerar formas menos distorcivas de apoio ao setor, como a diversificação do uso da cana".

 

O executivo afirma, ainda, que um bom exemplo dessa diversificação é o programa de etanol brasileiro, que oferece ao produtor de açúcar local uma interessante alternativa ao seu negócio, reduzindo o seu risco com base nas condições de mercado de ambos os produtos. "Em função desse programa, o Brasil deixou de produzir quase 10 milhões de toneladas de açúcar na atual safra, priorizando o biocombustível e evitando um colapso ainda maior no mercado internacional de açúcar.

 

"Temos experiência de mais de 4 décadas no uso em larga escala de etanol combustível e, se necessário, estamos prontos para cooperar com os produtores indianos visando ao fortalecimento do seu programa do biocombustível", conclui Leão.

 

Segundo a Unica, a política indiana para o açúcar tem sido motivo de grande preocupação para todos os países produtores e exportadores. Em meados de 2018, a Índia anunciou novo pacote de medidas de apoio aos produtores locais e subsídios às exportações para até 5 milhões de toneladas de açúcar, o que ampliou ainda mais a queda dos preços internacionais do produto.

 

Em 2018, o açúcar teve as menores cotações dos últimos 10 anos, com uma queda de quase 30% no preço ao longo do último ano.

 

 

Fonte        https://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/acucar-unica-preve-que-desfecho-de-painel-na-omc-contra-india-sera-favoravel-ao-brasil-181235




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia