ENQUETES

Qual sua expectativa em relação ao Governo Pedro Taques?

PUBLICIDADE

/ FISCALIZAÇÃO
Tamanho do texto A- A+

Representantes do Direitos Humanos visitam penitenciária feminina

O objetivo da visita é colher as demandas e registrar os pontos positivos que podem ser repetidos em outras unidades

SECOM/MT
Duas profissionais do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça, e uma representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, visitaram na manhã desta terça-feira (31.07) a penitenciária feminina de Cuiabá, Ana Maria do Couto May. A visita faz parte de uma ação nacional para levantar dados sobre o atendimento penitenciário feminino do País para a construção da Política Nacional da Mulher Presa. A unidade feminina possui hoje 296 reeducandas.

O objetivo da visita é colher as demandas e registrar os pontos positivos que podem ser repetidos em outras unidades. A coordenadora da Depen, Gisele Pereira Peres, elogiou a cultura de não algemar as presas dentro da unidade. “Em muitas penitenciárias vemos as presas algemadas e de cabeça baixa. Acreditamos que sem as algemas o tratamento é mais humanizado, afirmou.

Outro ponto positivo destacado pela coordenadora do Depen é a possibilidade de permanência das crianças pequenas com as mães dentro da unidade prisional. As atividades desenvolvidas pelas reeducandas dentro da penitenciária como costura e os cursos de pintura e confecção de bolsas com matérias recicláveis, também mereceram elogios.

Na ocasião, a equipe conheceu o local em que está sendo construída a creche da unidade. Está em construção uma nova estrutura com área de 419,96 m². As duas estruturas (antiga e nova) somarão uma área total de 614,12 m². Constam entre os componentes da nova estrutura três quartos para crianças de até um ano, dois quartos para crianças acima de um ano, três salas para atividades lúdicas/educativas, banheiro adulto e infantil, fraldário, consultório médico, refeitório, lavanderia, cozinha, lactário, suíte para parturientes com capacidade para seis leitos (para pós-partos), playground e solarium.

Cuiabá é a quinta capital a receber a visita da equipe de Efetivação dos Direitos das Mulheres no Sistema Penal. A equipe é composta por Gisele Peres e Rosangela Peixoto, coordenadoras do projeto de Efetivação dos Direitos das Mulheres no Sistema Penal, ligado ao Ministério da Justiça, e Giuliana Hernandes Cores, da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, ligada à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.



Clique aqui e faça seu comentário

0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Digite o código:
(Somente números)
CAPTCHA ImageRecarregar imagem
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Leia mais notícias sobre :

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2014 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados