ENQUETES

Na sua opinião, qual o principal problema de Mato Grosso?

PUBLICIDADE

/ NO PRÓXIMO ANO
Tamanho do texto A- A+

Mato Grosso recebe as Olimpíadas Indígenas 2013

Evento deve reunir cerca de 2 mil índios em Cuiabá

SECOM-MT
O governo do Estado começa a planejar mais um grande evento esportivo. Os secretários de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho e de Esportes e Lazer, José de Assis Guaresqui, se reuniram nesta terça-feira (11.12), na sede da Sema, para discutir a realização dos Jogos dos Povos Indígenas, em agosto de 2013 em Cuiabá. Após o sucesso dos Jogos Escolares, os Jogos dos Povos será o maior dos eventos esportivos a serem realizados na capital mato-grossense no ano que vem.

De acordo com o secretário Vicente Falcão, além da parte esportiva, “a questão ambiental, a exemplo do que aconteceu com os jogos escolares, terá grande destaque durante o evento”. A ideia é realizar ações ligadas a educação ambiental, resíduos sólidos entre outras ações que envolva o meio ambiente.

José Guaresqui explicou que o evento deve reunir em Cuiabá cerca de 2000 mil índios de diversas etnias de todo o Brasil, e ainda uma delegação internacional.

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério dos Esportes, os Jogos dos Povos Indígenas tem por proposta a celebração e a integração das diferentes tribos, com o resgate das culturas tradicionais.

Os Jogos Indígenas são realizados desde outubro de 1996, sob o patrocínio do Ministério do Esporte, por meio das secretarias de esporte, prefeituras e governos estaduais que acolhem o evento. Os jogos contam com o apoio da Funai, responsável pela mobilização dos participantes.

A participação nos jogos tem entre os critérios, a força cultural das etnias, considerando tradições como a língua, a dança, os rituais, os cantos, as pinturas corporais, o artesanato e os esportes tradicionais.

A cada edição do evento, são disputadas várias modalidades entre elas o arco e flexa, cabo de guerra, canoagem, corrida com tora e o xikunahity (conhecido também como futebol de cabeça), além de atletismo e o futebol.



Clique aqui e faça seu comentário

0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Digite o código:
(Somente números)
CAPTCHA ImageRecarregar imagem
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Leia mais notícias sobre :

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2014 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados