Enquete

Você está satisfeito com as obras da Copa?

Sim

Não

Mais ou menos

  • parcial
  • votar

Publicidade

Publicidade

/ PREVENÇÃO PARA A COPA
Tamanho do texto A- A+

Governo simula ataque terrorista no Shopping Pantanal

Cerca de 100 profissionais, entre policiais militares e bombeiros, participaram da ação

DA REDAÇÃO

Todo aparato da Segurança Pública foi mobilizado na manhã desta quarta-feira (11.09) durante um exercício funcional das forças da segurança no atendimento de uma ocorrência envolvendo artefato explosivo. A atividade de simulação faz parte do cronograma de ações preparativas da Segurança Pública para à Copa do Mundo na Capital.

Cerca de 100 profissionais, entre policiais militares, civis, bombeiros militares, Politec, equipe de resgate e da segurança do Pantanal Shopping foram empregados na simulação, bem como os veículos operacionais das instituições envolvidas, como a escada Magirus, delegacia móvel, helicóptero e demais viaturas. As polícias especializadas como Batalhão de Operações Especiais (Bope), Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Centro Integrado de Operações de Operações Aéreas (Ciopaer) também foram mobilizadas.

Um dos comandantes da atividade operacional, delegado regional de Cuiabá, Douglas Turibio, avaliou o simulado de forma positiva. “Foi muito bom. As ações aconteceram dentro das expectativas e do que foi programado. Conseguimos realizar todos os passos e encerrar no horário estipulado. Esse simulado servirá como um grande aprendizado para o atendimento de uma possível ocorrência desse porte”, enfatizou.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do Pantanal Shopping, pelo menos oito mil pessoas estavam no local no início da atividade. “O objetivo do simulado é ensinar as pessoas como agirem em uma situação de emergência, e estabelecer, de forma controlada e segura, ações simuladas com as equipes do Pantanal Shopping alinhadas com os órgãos de segurança pública”, disse o superintendente do Pantanal Shopping, Fernando Marchesi.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, reforça que a proposta do simulado é averiguar a real capacidade das forças públicas em harmonia com entes privado, como foi no caso a parceria com o shopping. “A atividade operacional de hoje nos mostrou de forma clara o que ainda precisa ser melhorado no relacionamento entre as instituições e, especialmente, na resposta a um incidente de risco ou de um grande evento”, observou Bustamante.

SIMULADO

Pelo exercício simulado, o setor de Inteligência das polícias estavam monitorando uma quadrilha composta por quatro homens de cor branca que utilizam de artefato explosivo para prática de roubos à caixas eletrônicos no Estado. Como apoio nas ações criminosas, os integrantes da quadrilha usam um veículo pálio de cor cinza, que também já tinha a placa checada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública.

Ao entrar no estacionamento do Pantanal Shopping, às 10h02 desta quarta-feira (11.09), o veículo foi identificado pelo Ciosp que acionou o batalhão da Polícia Militar mais próximo para averiguação de pessoas suspeitas. Ao chegar no estacionamento, a guarnição localizou o material irregular no interior do veículo. Neste momento, uma forte explosão aconteceu dentro do shopping, próximo aos caixas eletrônicos, marcando o início do simulado, que durou uma hora.






0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Digite o código:
(Somente números)
CAPTCHA ImageRecarregar imagem
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Leia mais notícias sobre :

Publicidade

Publicidade

Publicidade

1999-2014 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados