ENQUETES

Qual sua expectativa em relação ao Governo Pedro Taques?

PUBLICIDADE

/ RISCO DE TERREMOTO
Tamanho do texto A- A+

População suspeita de tremor de terra no Norte de MT

Fato teria ocorrido em Nova Canaã. Observatório de Brasília não tem dados

Divulgação

Clique para ampliar

Cidade de Nova Canaã do Norte, onde teria ocorrido um leve tremor de terra

DA REDAÇÃO

Os moradores de Nova Canaã do Norte (699 km ao Norte de Cuiabá) ouviram um barulho alto e um leve tremor de terra na madrugada do último sábado (27).

"Todo mundo ficou assustado quando, no dia seguinte, viu as imagens no Chile. Achamos que o tremor na madrugada de sábado pode ter alguma coisa a ver", disse Izaru Delaumino, secretário de Administração do município.

O Observatório Sismológico em Brasília, no entanto, não sabe dizer se o que os moradores sentiram foi um reflexo do que ocorreu no Chile, ou se foi um tremor à parte, como costuma ocorrer na região.

O motivo da dúvida é que o sismógrafo instalado em Porto dos Gaúchos, estranhamente, parou de funcionar, exatamente na hora do terremoto.

"Não sabemos os reais motivos dos dados não terem sido registrados. É uma situação muito estranha e que vamos averiguar", disse o professor George Sand França, sismólogo da UNB.

O especialista explicou que os reflexos do terremoto puderam ser sentidos em grandes capitais como São Paulo, mas somente por conta da altura dos prédio. "Em cidades menores, com casas, é impossível sentir qualquer coisa", disse ele.

O que intrigou o pesquisador foram os relatos de ruídos escutados pelos moradores. "Esse tipo de coisa só ocorre em tremores tectônicos. Reflexos não liberam qualquer som", explicou.

Ele não descartou a possibilidade de ter ocorrido um novo terremoto na região, apesar da raridade da situação. "Isso seria inédito. A perda de dados nesse sentido é ainda mais deprimente", disse o cientista.

O Observatório Sismológico vai averiguar, agora, os dados de outros aparelhos para tentar descobrir se, de fato, houve o tremor.

Na região de Nova Canaã do Norte, fica também o município de Porto dos Gaúchos (663 km a Médio-Norte da Capital), cidade mato-grossense onde foi registrado, há 55 anos, o terremoto de maior intensidade já registrado no Brasil.

Com informações da TV Centro América




Clique aqui e faça seu comentário

1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Digite o código:
(Somente números)
CAPTCHA ImageRecarregar imagem
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

santana  04.03.10 17h07
Já Ocorreu outro tremor em ARAGUIANA-MT, região do Vale do araguaia a mais de doze anos que foi registrado e pesquizado pela UNB-Brasilia mais precisamente na fazenda jacaranda
0
0

Leia mais notícias sobre :

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2014 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados