ENQUETES

Qual sua expectativa em relação ao Governo Pedro Taques?

PUBLICIDADE

/ ESTRADA DE FERRO
Tamanho do texto A- A+

Governo lança edital para a Ferrovia do Centro-Oeste

Primeiro trecho da estrada será entre as cidades de Água Boa (MT) e Campinorte (GO)

Lenine Martins/Secom-MT

Clique para ampliar

Além da Ferronorte, Mato Grosso terá a Ferrovia do Centro-Oeste, na ligação com Goiás

DA REDAÇÃO

O presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A - a empresa pública, vinculada ao Ministério dos Transportes e que constroi e explora infraestrutura ferroviária -, José Francisco das Neves, estará neste sábado (28) em Lucas de Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá) para participar de uma ampla reunião com lideranças políticas, empresariais e representantes de entidades de classe. A informação é do secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo.

O presidente da Valec deve anunciar o lançamento do edital para construção do trecho compreendido entre Campinorte (GO) e Água Boa (MT), da primeira etapa da Ferrovia Centro-Oeste (Fico), com cerca de 430 km, dos 1.040 km previstos na primeira etapa que vai até Lucas do Rio Verde.

Outro fato relevante a ser anunciado pelo presidente da Valec é a construção de um Terminal Intermodal no município de Paranatinga, no distrito de Santiago do Norte - que não estava previsto no projeto original. Segundo Vuolo, essa construção deve-se graças à intervenção do Governo de Mato Grosso e da bancada federal, sob a liderança do deputado Wellington Fagundes (PR).

Na reunião, o presidente da Valec deve reafirmar o compromisso da presidenta Dilma Rousseff firmado com o setor produtivo mato-grossense em concluir o a primeira etapa da Fico durante o seu Governo.

A construção da Fico está prevista em duas etapas: a primeira etapa será de 1.040 quilômetros e vai passar pelos municípios de Cocalinho, Nova Nazaré, Água Boa, Canarana, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Nova Ubiratã, Sorriso, Lucas do Rio Verde.

A conclusão dessa etapa está prevista para o final de 2014, com um investimentos orçado em R$ 4,1 bilhões. A segunda etapa vai de Lucas do Rio Verde até Vilhena (RO) e terá 598km, e terá um investimento previsto de R$ 2,3 bilhões.

A reunião com o presidente da Valec acontece, no período da manhã, das 8h até 11h, no auditório da Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde.

O secretário Francisco Vuolo disse que vai aproveitar a oportunidade para avançar também no detalhamento da construção do trecho Rondonópolis e Cuiabá, cujo primeiro passo já foi dado com assinatura do termo de acordo de cooperação entre o Governo de Mato Grosso, a Valec, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), no último dia 18 de maio.

Com informações da Secom-MT




Clique aqui e faça seu comentário

1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Digite o código:
(Somente números)
CAPTCHA ImageRecarregar imagem
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Marco Antonio  28.05.11 17h26
A ferrovia Centro Oeste vai ser concluida antes da Norte Sul chegar a Cuiabá! Que novela essa do trem chegar a Cuiaba!
0
0

Leia mais notícias sobre :

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2014 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados