Enquete

Você está satisfeito com as obras da Copa?

Sim

Não

Mais ou menos

  • parcial
  • votar

Publicidade

Publicidade

/ MADEIRA NOBRE
Tamanho do texto A- A+

Pau-de-balsa é usado para confecção de móveis e objeto de decoração

Madeira brasileira Ochroma pyramidalis, Bombacaceae, conhecida popularmente como pau-de-balsa

PORTAL DO AGRONEGÓCIO

O pau-de-balsa surge como mais uma alternativa para substituir as madeiras importadas, que são utilizadas pelas indústrias moveleiras. A madeira também serve para isolação acústica, artesanato, construção de jangadas, balsas, aeromodelismo, colete salva vidas, fabricação de papel e outros. A madeira é bem aceita no Equador, Colômbia, Costa Rica, Venezuela e outros países.
 
Desde 2005, o trabalho de pesquisa da Empaer está identificando variedades adaptáveis no Estado de Mato Grosso e selecionando as mais produtivas. Os municípios de Confresa, Terra Nova do Norte e Guarita possuem uma área plantada de 250 hectares da madeira.
 
O município de Terra Nova do Norte-MT conta com a COPROMAB – Cooperativa de Produtores de Pau de Balsa de Mato Grosso que surgiu no município a partir do diagnóstico da Agenda 21 local, que mostrou que já existia o plantio em pequena escala em algumas propriedades.
 
Em busca da melhor qualidade de vida, 27 famílias procurando agregar uma nova fonte de renda consolidaram a COPROMAB – Cooperativa de Produtores de Pau de Balsa de Mato Grosso.
 
Elizete Pinheiro, Diretora Presidente da COPROMAB, disse em entrevista exclusiva ao site virtual noticia que a associação já está implantada em Terra Nova a cerca de um ano, que é uma cooperativa de reflorestamento e tem parceria com várias instituições estaduais e regionais; entre outras está o SENAI e no município de Terra Nova do Norte a COPROMAB estará realizando um curso profissionalizante de artefatos em madeiras; no curso será ensinada a confecção de pequenos artefatos até moveis.
 
Ainda de acordo as informações de Elizete Pinheiro o curso terá a duração de 290 horas, será gratuito e poderão participar pessoas de ambos os sexos acima de 14 anos; as inscrições deverão ser feitas até o dia 01 de Julho de 2011 na Secretária de Indústria e Comercio na prefeitura municipal e começará no próximo de 04/07/2011 na Câmara Municipal de Vereadores. Finalizou Elizete.
 
Com apenas um ano a COPROMAB já mostrou seus produtos em feiras realizadas em Cuiabá capital do estado.
 
Na Feira Confortex 2011, a COPROMAB enfatizou a sustentabilidade do pau de balsa.








0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Digite o código:
(Somente números)
CAPTCHA ImageRecarregar imagem
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Leia mais notícias sobre :

Publicidade

Publicidade

Publicidade

1999-2014 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados