Cuiabá, Sábado, 12 de Julho de 2025
OMISSÃO NO VLT
19.03.2019 | 10h09 Tamanho do texto A- A+

Ex-Secopa é demitido do serviço público por não fiscalizar obras

Maurício Guimarães perde emprego estável na Secretaria de Fazenda e salário bruto de R$ 33,7 mil

MidiaNews

O ex-secretário da Secopa, Maurício Guimarães

O ex-secretário da Secopa, Maurício Guimarães

CAMILA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O ex-secretário da Secopa, Maurício Guimarães foi demitido do cargo de auditor concursado da Secretaria de Estado de Fazenda.

 

A penalidade está publicada no Diário Oficial do Estado que circula nesta terça-feira (19) e é assinada pelo governador Mauro Mendes (DEM).

 

Com isso, ele perde o emprego estável, além do salário bruto de R$ 33,7 mil, conforme folha salarial de janeiro. O ex-secretário pode recorrer da medida. O prazo para interposição de recurso é de 15 dias a contar da publicação do ato de demissão.

 

A demissão é resultado de um Processo Administrativo Disciplinar pela Controladoria Geral do Estado (CGE), que apontou omissão do ex-secretário no que diz respeito ao acompanhamento das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

 

Segundo a CGE, o ex-titular da secretaria deveria ter adotado medidas efetivas para penalizar o consórcio logo nos primeiros sinais de inexecução da obra, em 2013.

 

Também foram observadas falhas de condução por parte do ex-secretário em outras obras de mobilidade urbana que estavam sob gestão da Secopa.

 

A instrução do processo – iniciado em 2015 - foi finalizada em outubro de 2017.

 

À época, o então governador Pedro Taques (PSDB) afirmou que os fatos apontados pelo TCE demonstram indícios de possíveis atos de improbidade administrativa, crime de prevaricação, crime de possibilitar vantagem ao particular durante a execução de contrato administrativo e descumprimento dos deveres funcionais dos servidores públicos.

 

Como a comissão da CGE opinou pela demissão do ex-secretário, o processo seguiu para análise da Procuradoria Geral do Estado para emissão de parecer de legalidade e envio para o governador para decisão.

 

Além da demissão de Maurício Guimarães, o Diário Oficial de hoje traz a suspensão por 30 dias do serviço público do ex-secretário-adjunto da Secopa, Alysson Sander Souza.

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

eduardo  20.03.19 09h22
se seguir essa linha de punir por falta de fiscalização, vai fechar o TCE inteiro. e o MP tbm
20
0
Márcio   19.03.19 15h40
Fala sério. Vcs acham que ele está preocupado com essa decisão?
42
5
Gilson  19.03.19 12h43
Demorou
52
7