Cuiabá, Sábado, 12 de Julho de 2025
TRANSPORTE ESCOLAR
06.04.2019 | 16h32 Tamanho do texto A- A+

Estado repassa R$ 7,7 milhões aos municípios

Ao todo, já foram repassados este ano às prefeituras mais de R$ 15 milhões

Alair Ribeiro/MidiaNews

Ilustração

DA REDAÇÃO

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) repassou, nesta sexta-feira (05.04), aos 141 municípios do Estado o valor de R$ 7.736.994,62, referentes a 2ª parcela de 2019 do transporte escolar. A informação foi repassada pela secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, aos prefeitos dos 141 municípios do Estado durante reunião do Fórum de Governo e Prefeituras.

 

Ao todo, são destinados aos municípios 10 parcelas para o transporte. A previsão é que este ano seja pago R$ 69.457.774,04 para esse serviço, com recursos oriundos do Estado.

 

Conforme destacou a secretária, somado esse valor à primeira parcela, paga no mês passado, as prefeituras receberam para o transporte escolar mais de R$ 15 milhões somente neste início de ano.

 

Estamos honrando com todos os nossos compromissos. E assim como o transporte escolar, repassamos hoje também recursos da segunda parcela da alimentação escolar

“Estamos honrando com todos os nossos compromissos. E assim como o transporte escolar, repassamos hoje também recursos da segunda parcela da alimentação escolar”, informou a secretária.

 

O repasse é feito direto aos municípios, pois o transporte escolar fica a cargo dos mesmos, que são responsáveis pela manutenção dos veículos e pela contratação dos motoristas.

 

O valor disponibilizado para cada município depende da quilometragem diária realizada pelos veículos, percorrendo os trajetos em buscar e levar os estudantes até as unidades educacionais.

 

O transporte dos estudantes da rede estadual de ensino, residentes na zona rural, é executado pelo Estado de Mato Grosso em parceria com os municípios.

 

O transporte escolar é um direito dos estudantes residentes em zona rural, local de difícil acesso.

 

O objetivo é promover o desenvovlimento social inclusivo, articulado com a nova organização da estrutura escolar; diminuir o índice de evasão escolar, garantir a permanência dos estudantes na escola; e fortalecer a educação do e no campo.

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