ENQUETES

Como você vai gastar seu 13º salário?

PUBLICIDADE

/ VIADUTO DA UFMT
Tamanho do texto A- A+

Governador entrega a primeira obra do VLT em Cuiabá

A obra integra o pacote de implantação do modal, na Avenida Fernando Correa da Costa

Josi Pettengill/Secom-MT

Clique para ampliar

O governador Silval Barbosa discursa durante inauguração: viaduto liberado

LISLAINE DOS ANJOS E DÉBORA SIQUEIRA
DA REDAÇÃO
O governador Silval Barbosa (PMDB) inaugurou, na noite desta quarta-feira (11), por volta das 19h40, a 9ª obra de mobilidade urbana da Copa do Mundo em Cuiabá: o Viaduto da UFMT, obra projetada para melhorar a distribuição do fluxo de veículos na região do Coxipó.

A obra leva o nome do jornalista e radialista Clóvis Roberto, ex-funcionário do Grupo Gazeta de Comunicação, falecido em 03 de novembro de 2010, vítima de um câncer no pulmão.

O viaduto integra o pacote de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Avenida Fernando Correa da Costa.

O complexo faz parte do denominado Eixo 2 do VLT (Coxipó-Centro) e é entregue antes mesmo da instalação dos trilhos da via permanente, na faixa central do viaduto, uma vez que esse não mais é considerado prioritário pelo Governo para a Copa do Mundo de 2014.

Ednilson Aguiar/Secom-MT

O Viaduto da UFMT é a primeira obra do sistema VLT a ser entregue



Trata-se de elevado rodoferroviário e o Consórcio VLT Cuiabá, a pedido do governador, liberou as quatro pistas superiores, permitindo o tráfego de automóveis e aliviando o trânsito na região, que se encontra “trancado” desde o início dos trabalhos no local, em outubro de 2012.

Além disso, a obra também não é entregue com a parte inferior (onde fica a rotatória) totalmente concluída.

Conforme o secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Maurício Guimarães, nos próximos meses será concluída a estrada do Parque Barbado, ligando as Avenidas Tancredo Neves a Arquimedes Pereira Lima e somente nesta ocasião o fluxo de veículos na parte inferior do viaduto será liberado.

“Está se desenhando uma cidade mais moderna e que vai criar uma nova cultura de obras públicas no Estado"

“Graças a Deus, mais uma obra para entregar e um visual mais bonito para região”, disse o governador Silval Barbosa, ao inaugurar o viaduto.

Ele ainda garantiu que até o final do mês devem ser inaugurados mais duas obras do VLT: o viaduto da Sefaz e da MT-040.

Também deve ser liberada, ainda no final do ano, a parte superior da Trincheira Santa Rosa, na Avenida Miguel Sutil.

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, disse que os moradores de Cuiabá estão presenciando o nascimento de uma nova cidade.

“Está se desenhando uma cidade mais moderna e que vai criar uma nova cultura de obras públicas no Estado, ajudando no crescimento. Seremos eternamente gratos a tudo o que esta sendo feito pelo Governo do Estado", disse.

Trânsito liberado

Antes da meia-noite, o trânsito sobre o Viaduto da UFMT já estará liberado par ao tráfego, segundo Guimarães.

"As tendas e o palco já começaram a ser desmontados e ainda hoje todo o tráfego sobre o elevado e na marginal que já está pronta será liberado", afirmou.

Com isso, algumas mudanças no trânsito da região serão feitas, principalmente para quem segue em direção ao Coxipó, ao campus da UFMT e à Avenida Tancredo Neves, conforme o MidiaNews explicou anteriormente (leia mais AQUI).

Novas inaugurações


O governador Silval Barbosa anunciou, durante o lançamento da obra do viaduto da UFMT, que na sexta-feira (13) deve liberar a parte superior do trevo Santa Rosa, aliviando o tráfego na Avenida Miguel Sutil.

“Já entregamos a trincheirinha e espero que, por este próximo mês, fevereiro ou março, entreguemos a Trincheira do Verdão”, disse.

Ele ainda destacou em seu discurso que até dia 23 de dezembro entrega o Viaduto na MT-040, na entrada para Santo Antônio de Leverger.

Silval lembrou que muitos questionaram que as obras entregues não estão totalmente acabadas.

“O VLT é um conjunto de obras e boa parte entrou no projeto e outras foram licitadas separadas. Poucos conhecem uma grande obra que estamos executando bem aqui embaixo deste viaduto. Estamos revitalizando e fazendo a drenagem até a Avenida Arquimedes, uma avenida dupla com pista de caminhada e com ciclovia, dando novo acesso a UFMT”, disse, se referindo a Via Parque Barbado.

Para o governador, quando todas as obras forem concluídas é que poderá ser percebido todo o trabalho realizado, e pediu mais paciência aos cuiabanos.

Uma das razões, segundo ele, foi a falta de um projeto do VLT e o Governo teve que começar do zero, pois se trata do primeiro modal no gênero da América Latina.

“São 22 km o complexo do VLT e vamos deixar desenhado para prolongar ao Pedra 90 e ao CPA. Isto é fazer planejamento e pensar no projeto público de Cuiabá”, afirmou.

O governador anunciou ainda que, em janeiro, serão iniciados os testes dos trens do VLT.

GALERIA DE FOTOS




Clique aqui e faça seu comentário


24 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

francinaldo  16.12.13 17h14
Não de criticar, mas como pode alguém estudar tanto sobre o assunto, ter formação superior, etc e conseguir fazer uma lambança daquele tamanho, na avenida Fernando Correa (congestionamentos, alagamentos, etc)
3
1
clodoaldo lemes de souza  14.12.13 10h34
E O TRENZINHO ESTÁ NO ¨CENTRO DE MANUTENÇÃO¨SÓ TOMANDO CHUVA,COMENDO POEIRA,SOL ESCALDANTE,SEGUNDO OS FUNCIONARIOS DA OBRA NÃO FOI FEITO TESTE NENHUM ATÉ AGORA, TODO MUNDO SUMIU!
11
1
Cleber  13.12.13 17h58
Aleluia!
4
2
adilsonlemes  13.12.13 09h10
Inaugurou o quê? eu pensei que a gente só inaugurasse as obras que estão prontas....
24
2
Lucas  12.12.13 21h24
PARABENS GOVERNADOR BLAIRO MAGGI QUE ACREDITOU NA IDEIA E TROUXE A COPA PARA CUIABA PARABENS TAMBEM A ORIONI E BONILIA O SILVAL SOUBE CONDUZIR BEM AS OBRAS. PARABENS TAMBEM NÃO ENTENDO PORQUE O MAGGI NÃO ESTA NAS INAUGURAÇÕES. PELO MENOS NÃO APARECEU NAS FOTOS
2
36

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados