Cuiabá, Domingo, 6 de Julho de 2025
RENATO GOMES NERY
17.01.2019 | 07h43 Tamanho do texto A- A+

O ovo da serpente

Temos um presidente cercado de militares que namora com o autoritarismo

Algumas espécies de serpentes, na Europa,  são ovíparas. Ou seja elas, como as galinhas, põem ovos que tem um período de incubação para que nasçam as crias.

 

O ovo da serpente é o título do filme da década de 1970,  dirigido por  Ingmar Bergman (1977) e  produzido pelo gênio de Dino de Laurentis. Após a 1ª Guerra Mundial e a assinatura do Tratado de Versalhes (1919), a Alemanha que perdeu a Guerra se sentiu humilhada e ficou em péssimas condições econômicas, sociais e políticas. Este foi o ambiente propício para o surgimento do Nazismo que explorou as adversas condições em que o País ficou e propôs soluções para restaurá-lo. A receita: O livro de Hitler – Mein Kampt. Enfim, o ovo da serpente foi posto,  gestado e, então,  nasceu a serpente.

 

Na Rússia, neste mesmo período, a serpente gestou a Revolução de outubro/1917. Na China, Itália, Cuba as condições para o surgimento de regimes autoritários foram parecidas. O Golpe de 1964, foi gestado e levado a cabo para debelar condições precárias e a pretensa ameaça de implantação do Comunismo à moda Cubana em voga naquela época. Enfim, é história plasmada com os equívocos e erros cometidos.

O ambiente interno e externo é propício para que o ovo da serpente esteja sendo gestado com todo vigor

 

A situação em que o Brasil se encontra ainda é muito adversa, com milhões de desempregados, saúde pela hora da morte, violência, grossa corrupção, entre tantos outros índices negativos que atormenta (medo) a população. Situação esta agravada nas vésperas de troca de mandato pela falta de bom senso e limites dos outros poderes:  ameaça de soltar centenas de presos condenados; aumento de salários do Poder Judiciário e  dos funcionários, sem medir as consequências dos seus reflexos. Aprovação do aumento do teto para que maus gestores possam gastar mais e mais, como se não fossem esta uma das causas da crítica situação do País. Aprovação de orçamento com déficit astronômico. O Poder Judiciário e o Poder Legislativo armaram o gatilho e apontaram a arma para suas têmporas

 

No Brasil de hoje temos um presidente cercado de militares que namora ostensivamente com o autoritarismo e tem massivo apoio popular. Além do mais, no cenário internacional, existe uma tendência autoritária implantada na China, na Rússia, Hungria e, nos EUA, onde um Presidente Populista não esconde o seu desapreço para com a democracia. O ambiente interno e externo é propício para que o ovo da serpente esteja sendo gestado com todo vigor. Encerro, com a citação de Hans Vergerus:

 

 […] qualquer um que fizer o mínimo esforço poderá ver o que nos espera no futuro. É como um ovo de serpente. Através das membranas finas pode-se distinguir o réptil já perfeitamente formado.

 

RENATO GOMES NERY é advogado em Cuiabá.

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

osvaldo  17.01.19 10h14
Ainda bem que o senhor comentou também sobre o Ovo da Serpente Comunista Russo, que fez mais vítimas que o Nazismo alemão. Dessa vez o seu comentário foi equilibrado!
0
0
pedro  17.01.19 09h11
Excelente texto para reflexão.
1
1
alexandre  17.01.19 09h06
análise correta para a Alemanha e Rússia, pois são fatos históricos, basta relatá-los. mas o tempo é outro e o Brasil também é outro país, com características muito diferentes daqueles dois, sendo circunstâncias extremas para fazer dessa comparação uma previsão para nós.
5
1



Leia mais notícias sobre Opinião:
Julho de 2025
06.07.25 05h30 » Fiscalização ambiental
06.07.25 05h30 » Pregamos para convertidos
06.07.25 05h30 » Presidencialismo de coalizão
06.07.25 05h30 » De volta ao jogo
05.07.25 05h30 » Doença crônica
05.07.25 05h30 » Síndrome metabólica
05.07.25 05h30 » Sondagem política
05.07.25 05h30 » A cor da violência
04.07.25 10h26 » Os 190 anos da ALMT