ENQUETES

Você aprova ou desaprova o início da gestão Emanuel Pinheiro?

PUBLICIDADE

Cotidiano / SAÚDE
16.09.2015 | 17h35
Tamanho do texto A- A+

Casos de Zika vírus e Dengue acendem alerta a população

Entre 1º de janeiro e 10 de setembro de 2015 foram notificados 21.044 casos de dengue

Reprodução

Clique para ampliar

Dengue possui mais de 20 mil notificações neste ano, em Mato Grosso

DA REDAÇÃO
Quatro casos de Zika Vírus já foram confirmados em Mato Grosso, sendo dois em Rondonópolis, um em Tesouro e um em Cuiabá. Os dados acendem um alerta aos cuidados que precisam ser rotineiros durante todo ano.

A SES recomenda às Secretarias Municipais de Saúde que mantenham a rede atenta para o diagnóstico precoce das doenças. Além disso, são realizadas atividades de vistoria, orientação e prevenção, principalmente nos municípios silenciosos e de maior incidência.

Entre 1º de janeiro e 10 de setembro de 2015 foram notificados 21.044 casos de dengue. No mesmo período de 2014 foram 9.677 casos, ou seja, neste ano houve um aumento de 117,61%. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde. Foram cinco óbitos confirmados, nos municípios de Cuiabá, Matupá, Sapezal, Sorriso e Rondonópolis. Seis mortes ainda seguem em processo de investigação, aguardando o resultado do laboratório.

Sobre a Zika Vírus, já foram enviadas para diagnóstico diferencial 164 amostras ao MT Laboratório, destas 45 encontra-se em análise, 68 exames foram descartados por ausência de critérios clínicos epidemiológicos. Trinta e três estão aguardando triagem e 25 exames foram liberados.

De acordo com o boletim, 77 cidades apresentaram alta incidência de dengue, com números superiores a 300 casos por 100 mil habitantes. No estado, a incidência registrada é de 652 casos por 100 mil habitantes. Sinop continua como o município com maior número de notificações, com 3.079 casos. Várzea Grande e Rondonópolis também registraram números expressivos, com 1.584 e 1.707 casos, respectivamente. Na Capital, 2.031 casos já foram notificados.

Os sintomas da zika vírus, dengue e febre chikungunyia, são parecidos. Geralmente, o paciente apresenta febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de manchas na pele. A fotofobia é uma das características diferenciais da doença, assim como manchas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, e conjuntivite sem secreção e coceira.

Chikungunya

Foram registrados 316 casos suspeitos de Febre Chikungunya. Deste total, 227 estão sob investigação e 89 foram descartados nos municípios de Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Guaratã do Norte, Juína, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nova Olimpia, Primavera do Leste, São Felix do Araguaia, Sorriso, Terra Nova do Norte, Várzea Grande, Rondonópolis. Até o momento, não foi confirmado nenhum caso de transmissão da doença em Mato Grosso.



Clique aqui e faça seu comentário


1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Creuza Moura  17.09.15 10h05
Minha irmã mora em Várzea Grande, e foi diagnosticada com a febre Chikungunya. Que foi confirmado através de exame de sangue.
0
0

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

1999-2017 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados