Cuiabá, Sábado, 5 de Julho de 2025
PORTAS FECHADAS
18.03.2019 | 18h01 Tamanho do texto A- A+

Prefeitura: pacientes da Santa Casa já foram enviados para outros hospitais

Sem recursos, unidade filantrópica interrompeu os atendimentos há uma semana

MidiaNews

Santa Casa de Misericórdia, que atendia a 621 pacientes

Santa Casa de Misericórdia, que atendia a 621 pacientes

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Cuiabá realocou os pacientes urgentes e emergentes que estavam sendo atendidos pela Santa Casa de Misericórdia para outros prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital, dentre eles os Hospitais de Câncer (HCan) e o Geral Universitário (HGU).

 

A medida, que neste momento abrange prioritariamente os 621 pacientes das áreas de oncologia e nefrologia pediátrica e adulta, é fruto do plano de providências apresentado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, durante coletiva à imprensa e em reunião com os pais, representantes e funcionários da filantrópica, na última sexta-feira (15).

 

A unidade filantrópica alega que o Município não lhe repassou R$ 3,6 milhões para custeio de despesas emergenciais, por isso paralisou os serviços na segunda-feira (11). 

 

O que a Santa Casa fez com nossos pacientes SUS foi ilegal e uma verdadeira violência contra a vida dessas 621 pessoas que estão em tratamentos contra doenças gravíssimas

Em ambos os casos, o gestor explicou que conforme preconiza as normas do SUS e também a lei 8.666/93 das licitações e contratos, nenhuma instituição contratualizada pode rescindir e/ou suspender os serviços sem notificação prévia de no mínimo 90 dias (fato que não foi praticado pela Santa Casa) e ressaltou que apesar da ilegalidade e de 70% desses pacientes serem do interior do estado, todos terão acolhimento integral garantido pelo município.

 

“O que a Santa Casa fez com nossos pacientes SUS foi ilegal e uma verdadeira violência contra a vida dessas 621 pessoas que estão em tratamentos contra doenças gravíssimas. E, embora 70% desses pacientes são de outros municípios do estado, não ficamos de braços cruzados. Pelo contrário, montamos uma força-tarefa e buscamos alternativas imediatas para garantir o acolhimento integral e humanizado a todos”, frisou Pinheiro.

 

Triagem e realocação

 

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho após a coletiva ele e os responsáveis pela Central de Regulação se reuniram com o Hospital de Câncer e Hospital Geral para alinhar o acolhimento.

 

“Na oportunidade ficou definido que o HCan receberá os 22 pacientes da oncologia pediátrica. Na oncologia adulta, a unidade acolherá 200 pacientes para a quimioterapia, outros 106 para radioterapia e mais 127 para cirurgias oncologias. Já o HGU receberá na oncologia adulta 221 pacientes para quimioterapia e ofertará retaguarda aos pacientes da nefrologia que serão atendidos pelos prestadores de serviços renais ao SUS, CENTRO NEFROLÓGICO de CUIABÁ, CENEC- Clinemat e CTR”, informou.

 

Para orientar sobre os reagendamentos, a Secretaria de Saúde reforçou a equipe com mais duas assistentes sociais. O objetivo é acolher e orientar estes pacientes tanto na sede da Central de Regulação quanto na Recepção da Santa Casa.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Sergio  19.03.19 10h36
Sergio, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas