Cuiabá, Sábado, 12 de Julho de 2025
'O PROGRESSO'
22.03.2019 | 17h36 Tamanho do texto A- A+

Peça de teatro apresentada nesta sexta aborda mudanças da cidade

Monólogo protagonizado por Ivan Belém será apresentado às 19h30 no Teatro da UFMT

Reprodução

Texto da peça foi escrito pelo advogado e escritor Eduardo Mahon

Texto da peça foi escrito pelo advogado e escritor Eduardo Mahon

BRUNA BARBOSA

 

Com texto escrito pelo advogado e escritor Eduardo Mahon, o mónologo acido questiona as transformações vividas em uma cidade, num embate entre o apego a tradição e o esquecimento. Reflexões sobre o homem, cidade e tempo serão protagonizadas pelo ator Ivan Belém, nesta sexta-feira (22), às 19h30, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

 

A entrada é gratuira e precisa ser retirada no local com antecedência. 

 

A obra multimídia fala sobre a decadência de uma cidade  através de um cidadão de família tradicional, mas que se encontra no limbo da tradição quase esquecida, onde narra seus anseios já entre o real e a paranoia do esquecimento. O personagem principal vive um delírio que se mistura com a realidade.

 

Alem de ser o espetáculo que celebra 40 anos de carreira de Ivan Belém, comemora também 300 anos de Cuiabá.

 

A obra tem direção de Luiz Marchetti e propõe uma montagem híbrida: é o encontro do teatro com o cinema. A peça é além de encenada, projetada no palco, numa simultaneidade de linguagens que se intensificam durante a apresentação. O que é paranoia? o que é encenação? o que é teatro? o que é esquecimento? 

 

O ator 

 

Ivan Belém nasceu às margens do Rio Cuiabá, no município de Barão de Melgaço. A família mudou-se para Cuiabá com o bebê ainda recém-nascido. Fixou-se no bairro da Lixeira, onde vive até hoje, na mesma casa. Foi neste bairro durante a infância que conheceu o teatro, de forma improvisada no quintal dos vizinhos.

 

Na adolescência, entrou para o grupo de teatro do SESI, dirigido por Camilo Ramos dos Santos. Mais tarde fundou o Grupo Gambiarra, dedicando-se ao teatro infantil. Em sua segunda formação o Gambiarra passou a ter uma orientação mais política e tornou-se o primeiro grupo de Teatro de rua de Mato Grosso.

 

O grupo se dissolveu e Ivan Belém passou a formar dupla com o ator Liu Arruda, numa parceria de dez anos, atuando em bares, quintais e outros espaços alternativos.

 

Assim surgiram as primeiras comadres do teatro mato-grossense: Nhara e Creonice, interpretadas, respectivamente, por Liu e Ivan. Inauguraram, assim, um gênero de comédia com identidade genuinamente cuiabana.

 

Com a morte de Liu Arruda em 1999, Ivan retomou as funções acadêmicas na UFMT, como pesquisador. Graduado em História, fez mestrado e doutorado em Educação, resultando daí a publicação de dois livros: “A Baía de Tchá Mariana: Mitopoéticas Africana e Pantaneira nos círculos de aprendizagens ambientais” e “Liu Arruda: a Travessia de um Bufão”. Paralelamente deu continuidade ao Grupo Gambiarra, agora com sua terceira formação, encenando peças de autores mato-grossenses. Além do teatro, atua também em circo, vídeo, rádio, TV e cinema.

 

O pantaneiro mais cuiabano que há. Tem rica trajetória no teatro. Pioneiro junto a Liu Arruda no teatro de humor, teatro de rua e palco. Fundador do Grupo Gambiarra, junto a outros, influenciou outros atores no seu trabalho. Mestre e agora Doutor. (Lucia Palma. Professora de teatro e atriz)

 

Ficha Técnica

 

Ator: Ivan Belém

 

Peça teatral e ideia original: Eduardo Mahon

 

Direção Geral, Roteiro e direção de Video: Luiz Marchetti

 

Assistente de Direção: Caio Ribeiro

 

Cenografia: Douglas Peron

 

Figurino: Einstein Halking

 

Maquiagem: Deia Okamura

 

Sonoplastia: Ricardo Porto

 

Luz: Priscila Freitas

 

Edição de vídeo e colorista: Jessica Ribeiro

 

Fotografia: Heitor Magno

 

Cinegrafista: Jorge Queiroz e Luiz Marchetti

 

Arte: Carolina Argenta

 

Gravação em estúdio: José Curvo

 

Participações especiais: Maria Ribeiro, Lucia Palma, Carlinhos Ferreira, Wagton Douglas, Caio Ribeiro, Joyce Belem, Alessandra Barbosa, Justino Astrevo e o ator mirim Davi Luiz De Oliveira Moreira.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia