Cuiabá, Domingo, 13 de Julho de 2025
DETALHES DA JUVENTUDE
06.04.2019 | 09h02 Tamanho do texto A- A+

Atriz de 'Chaves' usou arma contra ditadura espanhola, diz revista

Angelines Fernández foi figura ativa na luta contra o ditador espanhol Francisco Franco

Reprodução

Ilustração

DA REVISTA MONET

A revista espanhola Semana revelou uma série de detalhes desconhecidos da vida da atriz Angelines Fernández (1922-1994), famosa por seu trabalho como a personagem Bruxa do 71 da série ‘Chaves’.

 

A celebridade foi uma guerrilheira ativa contra a ditadura espanhola durante a juventude, tendo feito oposição constante contra o governo do general Francisco Franco (1892-1975). Números oficiais do governo espanhol revelam que pelos menos 500 mil pessoas morreram e mais de 100 mil desapareceram durante o período do ditador fascista no poder.

 

Segundo a publicação, Angelines Fernández precisou fugir da Espanha para o México exatamente por seu envolvimento em grupos sindicalistas, feministas, republicanos e democráticos que tentavam combater as imposições fascistas do regime.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

A revista espanhola revela que Fernández chegou a fazer uso de armas em suas atividades como miliciana opositora ao governo de Franco. Alega também que, ainda antes de se tornar atriz, a celebridade participou de outras ações de grupos revolucionários.

 

No entanto, com apenas 25 anos, já procurada pelas autoridades de seu país, Angelines partiu para o México em exílio, junto com intelectuais, artistas, acadêmicos e líderes de movimentos sociais que haviam sido identificados e eram perseguidos pelos fascistas. Estima-se que pelos menos 25 mil pessoas saíram da Espanha em direção ao México durante o regime de Franco.

 

Então no México, Fernández passou a investir na carreira dela como atriz. Ela trabalhou principalmente em peças de teatro e gravou filmes protagonizados pela lenda do cinema local Mario Alfonso Moreno Reyes, mais conhecido como Cantinflas.

 

A revistaSemana conta que, diferentemente da personagem sombria vivida por ela em ‘Chaves’, Angelines Fernández era tida por pessoas próximas a ela como alguém doce, mas sempre forte, muito bela e corajosa. Ela morreu em 1994, em decorrência de um câncer contra o qual batalhou ao longo de seus últimos anos de vida. Deixou uma filha e jamais retornou à Espanha, mesmo tendo o regime de Franco caído em 1977, dois anos após à morte do ditador.

 

'Chaves' é um dos seriados latino-americanos de maior sucesso da história. Foi produzido nos anos 1970, mas continua sendo exibido em diversos países, incluindo o Brasil, até hoje, com altos índices de audiência. Ganhou também versões em desenho animado, quadrinhos e até mesmo game. 

 

Reprodução

angelines

A atriz Angelines Fernández como a Bruxa do 71 de Cháves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://revistamonet.globo.com/Series/noticia/2019/04/juventude-da-atriz-que-fez-bruxa-do-71-de-chaves-como-guerrilheira-tem-detalhes-revelados-por-revista.html




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia