Cuiabá, Domingo, 1 de Fevereiro de 2026
VÁRZEA GRANDE
21.01.2016 | 10h50 Tamanho do texto A- A+

Crea e Defesa Civil descartam risco em estrutura de shopping

Preocupação surgiu após buracos em estacionamento e calçadas do empreendimento

Marcus Mesquita/MidiaNews

Defesa Civil e Crea descartam riscos no shopping center de VG

Defesa Civil e Crea descartam riscos no shopping center de VG

THAIZA ASSUNÇÃO
DA REDAÇÃO

A pedido da Prefeitura de Várzea Grande, a Defesa Civil do Estado e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) realizaram, na quarta-feira (20), uma vistoria no Várzea Grande Shopping, localizado em frente ao Aeroporto Marechal Rondon.

 

Os órgãos descartaram risco de desabamento da estrutura ao redor do empreendimento, por conta de “buracos” nos estacionamentos e apensamento nas ruas e calçadas.

 

A dúvida quanto à estrutura do prédio surgiu após moradores da região denunciarem, em vídeos nas redes sociais, um possível problema de vazamento de esgoto próximo a um córrego no entorno do empreendimento.

 

A preocupação era  quanto à estrutura ao redor do shopping, que poderia vir a ceder por conta do vazamento.

 

Não constatei nenhuma avaria no prédio ou em sua estrutura. Não há risco nenhum. O único problema visível é na calçada, que deve ser refeita

O problema teria surgido em função das fortes chuvas.

 

O shopping informou que uma equipe técnica já desenvolveu e doou à Prefeitura projeto das obras necessárias para resolver o problema.

 

De acordo com o presidente do Crea-MT, Juarez Silveira Samaniego, as "juntas de dilatação" das estruturas, descritas como buracos no estacionamento, fazem parte do modelo construtivo de um empreendimento da dimensão do shopping, podendo ser cobertas devido a questões estéticas.

 

Quanto à área externa, que contempla parte da rua e calçada do entorno do shopping, o presidente acredita que o movimento do solo ou que mesmo o peso causado pelo fluxo de veículos de grande porte podem ter gerado o apensamento que está visível na região.

 

“Não constatei nenhuma avaria no prédio ou em sua estrutura. Não há risco nenhum. O único problema visível é na calçada, que deve ser refeita. Essa é uma intervenção muito simples, que não compromete de forma alguma a operação e o perfeito funcionamento do shopping. Vamos emitir o parecer técnico com essas informações para encaminhá-lo à Defesa Civil”, explicou Samaniego.

 

O engenheiro civil Ilço Ribeiro Júnior, especialista da Defesa Civil, constatou que existem patologias iniciais causadas por parte de transportes ou por saturação do talude por má compactação do solo no local.

 

“A ideia é que o shopping continue o processo de investigação, diagnostique, apresente uma proposta de correção e inicie o trabalho de correção. Mas essa ocorrência não tem relação nenhuma com a estrutura do empreendimento”, disseo.

 

O engenheiro responsável pela obra do shopping, Cístenes Fonseca, afirmou que as correções das calçadas serão iniciadas de forma imediata.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Prefeitura inspecionará vazamento de esgoto

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia