ENQUETES

Você já decidiu em quais candidatos irá votar nestas eleições?

PUBLICIDADE

Cotidiano / PRÂNICA
15.04.2018 | 11h01
Tamanho do texto A- A+

Cura pelas mãos promete eliminar o estresse do dia a dia

Limpeza de energias negativas melhora a saúde e o bem estar

Alair Ribeiro/MidiaNews

Clique para ampliar

Psicoterapeutas falam sobre método alternativo para tratar o corpo

BIANCA FUJIMORI
DA REDAÇÃO

Limpeza e energização de chacras. Cura por meio da simples imposição das mãos, sem a necessidade do toque. Para explicar os segredos desses métodos alternativos para tratar o corpo e a mente, três psicoterapeutas especializados vieram à redação do MidiaNews para o que seria apenas mais uma entrevista.

 

Mas havia algo a mais reservado para mim naquele dia de trabalho. Como muitos jovens, também estou envolta na correria da vida metropolitana. Tentar conciliar os estudos, a vida profissional, o social e o lazer é uma tarefa difícil, que provoca estresse e alterações de humor.

 

Por isso mesmo, quando os psicoterapeutas Alia Yassin, Kalil Yassin e Isabela Frigeri me ofereceram uma demonstração, até tive um momento de receio, mas acabei aceitando me submeter a essa experiência.

 

A sessão terminou com mais uma oração. Foram apenas cinco minutos, mas já conseguia me sentir mais relaxada e aliviada

Os três profissionais, que fazem parte do grupo da Casa Om, um espaço para meditação e exercício da chamada Cura Prânica (relativa ao prâna, ou energia vital), me convidaram a ficar em pé e me posicionar para fazer uma oração que, segundo eles, é destinada a um "ser superior" e serve para "abrir um canal" para energias positivas.

 

Depois disso, fui instruída a colocar as duas mãos viradas para cima, logo abaixo do peito, como se estivesse recebendo algo do céu. Naquele momento, disse Alia, começaria uma "varredura geral" das energias negativas.

 

Ela passava as mãos ao redor do meu corpo, sem o tocar. Começou traçando uma linha do topo da minha cabeça até as pontas dos meus pés. Parecia que ela estava retirando algo invisível do meu corpo, como uma impureza, e a depositando em uma lixeira inexistente. Ela fazia esse movimento a cada percurso que completava pelo meu corpo. 

 

Ainda um pouco nervosa, fui me concentrando em respirar profundamente e aceitar o tratamento. Foi quando Alia iniciou a etapa chamada de energização, um momento em que, segundo ela, ocorre o preenchimento dos pontos energéticos com o prâna, a energia da vida. De olhos fechados, sentia os movimentos de suas mãos ao meu redor.

 

A sessão terminou com mais uma oração. Foram apenas cinco minutos, mas já conseguia me sentir mais relaxada e aliviada. Naquele momento, e ao longo de todo o dia, entendi de forma prática porque este método tem conquistado cada vez mais os cuiabanos. 

 

“O ser humano tem dois corpos: um visível, que é esse que a gente toca, e um invisível, que é o campo bioplasmático. O que acontece em um, influencia o outro. A cura acontece de forma rápida, sem misticismo, sem superstição, só na limpeza profunda desse campo energético”, explicou Alia.

 

Segundo ela, a Cura Prânica busca equilibrar o sistema energético das pessoas e prevenir a "manifestação de energia mal qualificada no corpo físico". Seus métodos específicos de limpeza e energização de pontos do corpo foram sistematizados pelo filipino Mestre Choa Kok Sui.

 

"Ele estudou uma forma de medicina energética através dos 11 chacras, os centros de energia, para poder trabalhar com um complemento da medicina moderna”, disse.

 

O Mestre Choa, conta ela, formou-se em engenharia química e depois passou a estudar a ciência do mundo interior. "Muita gente vê a espiritualidade e a ciência separadas. Mas elas agora começaram a andar juntas para poder acelerar o processo de cura da humanidade", afirmou.

“O ser humano tem dois corpos: um visível, que é esse que a gente toca, e um invisível, que é o campo bioplasmático. O que acontece em um, influencia o outro

 

A meditação

 

Um dos pontos essenciais da cura prânica é a chamada meditação dos Corações Gêmeos. Essa é uma alternativa para aqueles que querem começar, uma vez que se trata de uma modalidade curta e guiada, moldada para as pessoas do século 21.

 

"Muita gente pensa que para meditar, tem que abrir mão da sua vida normal, que você tem que virar um monge, ir lá no meio das montanhas, se isolar. O Mestre Choa vem para quebrar esse paradigma", revelou a psicoterapeuta.

 

A técnica usa a Oração de São Francisco de Assis, um santo católico, mas não está ligada a esta religião.

 

"Quando você pede para ser um canal, essa energia divina que vai descendo irá limpar os pensamentos e energias negativas. Então você abençoa a terra usando a oração", afirmou.

 

As pessoas que se submetem à meditação precisam seguir alguns passos, mas nada que seja muito complicado. O objetivo, disse ela, é a "paz interior e o bem estar".

 

“As mãos ficam em posição de abençoar a terra e é preciso pensar em um momento feliz. Todos ficam sentados em fila. A meditação funciona como forma de purificação. Você fica cada vez mais saudável”, comentou Isabela Frigeri.

 

Durante a meditação, também há o momento do silêncio. É quando a pessoa entoa o Mantra Om por nove vezes e depois passa um minuto em silêncio. Porém, para chegar nesse estado mental é necessário prática e disciplina.

 

“Nosso dia tem 24h e, durante este período, nossa mente não tem um minuto de silêncio. A gente está sempre pensando em alguma coisa. Então, com o tempo, você aprende a ter esse silêncio interior. É um exercício”, disse Isabela.

 

Medicina Tradicional

 

Apesar de muitos criticarem a medicina alternativa, ela vem conquistando um grande espaço. E isso também se dá no campo da medicina tradicional. Embora ainda haja desconfiança, essa prática vem ganhando adeptos em Cuiabá.

 

Apesar de muitos criticarem a medicina alternativa, ela vem conquistando um grande espaço. E isso também se dá no campo da medicina tradicional

Segundo os terapeutas, a Casa Om chega a receber cerca de 70 pessoas por noite.

 

"A cura prânica já está sendo muito reconhecida, estamos recebendo muitos pacientes de psicólogo e psiquiatra. Chega um momento que a medicina se encontra limitada e que a psicologia tradicional também", afirmou Alia.

 

Além disso, o próprio Sistema Único de Saúde (SUS) passou a disponibilizar mais 10 novas práticas de medicina alternativa, dentre elas a cura pelas mãos.

 

"A medicina tradicional está vendo a medicina alternativa como uma medicina complementar. Eles já sabem que funciona e daqui para frente eles vão caminhar lado a lado. Um ajudando o outro”, afirmou o terapeuta Kalil Yassin.

 

Os terapeutas alertam, porém, que a cura prânica não substitui a medicina tradicional.

 

"Em momento algum a gente fala para a pessoa parar de tomar remédio. A gente não tem essa autoridade porque não somos médicos. O fato é que, conforme você melhora a sua energia, seu tratamento vai funcionar melhor", explicou Kalil.

 

A Casa Om

 

A casa de meditação surgiu em agosto de 2015, no Jardim Cuiabá. Porém o espaço se tornou pequeno para atender todos os praticantes e, em 2017, foi preciso mudar para um imóvel maior na Rua Almirante Pedro Álvares Cabral, ainda no mesmo Bairro.

 

No entanto, o grupo nem sempre teve essa estrutura. Alia conta que conheceu o prâna em Chapada dos Guimarães, em 2013, e passou a estudar sobre o assunto.

 

Após um tempo, ela começou a organizar grupos de meditação no prédio onde mora.

 

"Começamos a fazer meditação no prédio para ancorar essa energia em Cuiabá. Teve um dia que chegamos a ter 100 pessoas. E a gente trazia cursos. Então a gente decidiu abrir um lugar”, relembrou.

 

A partir disso, o movimento nunca parou de crescer. Kalil relembra que, só na inauguração do espaço, havia mais de 200 pessoas. Hoje, a nova casa pode atender cerca de 100 pessoas.

 

As sessões de meditação são gratuitas e sçao realizadas nas terças-feiras e quintas-feiras às 20h, e nas quartas-feiras às 19h. Além da meditação, na quarta também é realizada a sessão de cura prânica voluntária.

 

Quem desejar saber mais, pode entrar em contato pelo site: www.casaom.com.br

 




Clique aqui e faça seu comentário


5 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Elizabeth Rodrigues Correa  22.05.18 07h49
Exelente. Quero conhecer este espação.
0
0
gian  16.04.18 20h09
gian, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Gabriel Holegario  16.04.18 15h08
Show de bola!
5
1
João Batista  16.04.18 14h02
E livrará até ao que não é inocente; porque será libertado pela pureza de tuas mãos.Jó 22:30; E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro. Atos 8:18;Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.1 Timóteo 4:14
2
1
João Elias  15.04.18 19h04
Texto muito legal. É de se pensar se esse tipo de técnica realmente funciona, mas tendo a crença é bem capaz mesmo. Vou pesquisar mais sobre.
19
3
1999-2018 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados

Ver em: Celular - Web