Cuiabá, Segunda-Feira, 17 de Novembro de 2025
RECONHECIMENTO
15.09.2016 | 16h19 Tamanho do texto A- A+

Curso sobre saúde bucal indígena será exposto em conferência global na China

O curso foi realizado com recursos do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) e parceria com o Dsei Cuiabá

Arquivo ESP

Os alunos que participaram do curso são do Distrito Sanitário Indígena

Os alunos que participaram do curso são do Distrito Sanitário Indígena

DA REDAÇÃO

O curso de Assistência em Saúde Bucal Integrada (ASBI), promovido pela Escola de Saúde Pública (ESP) de Mato Grosso, é um dos trabalhos que será exposto na 9ª Conferência Global sobre Promoção de Saúde, em Xangai, na China, entre 21 e 24 de novembro deste ano.

 

O curso, que foi realizado entre agosto de 2013 e novembro de 2014 e formou 17 indígenas, é um dos quatro selecionados de cada país pertencente à Organização Pan Americana de Saúde (Opas).

 

A coordenadora do curso e servidora da Secretaria de Estado de Saúde (SE), Maria das Graças, fala que o curso como pioneiro no Brasil. Ela destaca a responsabilidade social e institucional da ESP com essa proposta inovadora, que faz a diferença no processo de qualificação dos profissionais e melhora a qualidade de vida da população indígena de Mato Grosso.

 

Os alunos que participaram do curso são do Distrito Sanitário Indígena – Dsei Cuiabá representando as etnias Bakairi, Bororo, Chiquitano, Enawênê-Nawê, Guató, Irantxe, Myky, Nambikwara, Paresi e Umutina, dos municípios de Paranatinga, Nobres, Santo Antônio de Leverger, Rondonópolis, Porto Esperidião, Brasnorte, Barão de Melgaço, Campo Novo do Parecis e Barra do Bugres.

 

Maria das Graças explica que muitos dos alunos já desenvolviam ações de odontologia em áreas indígenas sem a devida qualificação. Eles permaneciam a maior do tempo sem a equipe de saúde, tomando decisões que requeriam ações articuladas entre os conhecimentos tradicionais de cada povo e da medicina. Ela destaca que devido a isso, fez-se necessário regulamentar a situação, oferecendo qualificação profissional, para esta clientela.

 

“A qualificação teve como propósito redesenhar o quadro de atenção à saúde bucal dos povos indígenas no Estado e de sua possível inclusão no serviço, possibilitando o deslocamento do foco de atenção odontológica centrada na doença (curativa/individual) para a construção de estratégias pautadas na promoção da saúde (prevenção/coletivo), buscando respostas adequadas à demanda nas situações de agravo, priorizando e intensificando o trabalho preventivo e de promoção da saúde”, destaca Maria das Graças.

 

O curso foi realizado com recursos do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) e parceria com o Dsei Cuiabá.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia