Cuiabá, Terça-Feira, 20 de Janeiro de 2026
UFMT
04.07.2017 | 09h25 Tamanho do texto A- A+

Estudantes criam forma de evitar desperdício de energia

O equipamento possibilita o controle do consumo a partir de um aplicativo

Reprodução

Os estudantes são do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Várzea Grande

Os estudantes são do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Várzea Grande

DA REDAÇÃO

Estudantes do sexto semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Várzea Grande, integrantes do Grupo de Pesquisa, Inovação e Extensão em Engenharia da Computação, Controle e Automação Aplicadas, desenvolveram um equipamento de automação que possibilita o monitoramento e controle do consumo de energia elétrica em residências a partir de um aplicativo para smartphones. 


Utilizando microcontroladores, sensores e atuadores de baixo custo e facilmente encontrados no comércio, Ivan Lemos, Rafael Pardini e Roni Rodrigues, criaram o Ecos, dispositivo capaz de ligar e desligar lâmpadas, ares condicionados e outros utensílios domésticos remotamente, isso é, sem a presença de algum morador. 


Por causa do custo reduzido do equipamento, os pesquisadores acreditam que o Ecos, premiado como “Melhor Estudo Cientifico” durante o I Congresso de Engenharia de Mato Grosso, realizado em Sinop, pode ser um produto acessível em grande escala, mas, em princípio, buscam a possibilidade de implantá-lo na própria UFMT, em especial no Câmpus de Várzea Grande. 


“A ideia central do projeto não é apenas evitar o desperdício de energia elétrica, mas melhorar a eficiência energética e inserir os consumidores finais na tendência atual da Internet das Coisas e do conceito de Redes Elétricas Inteligentes” explica o professor Jésus Franco Bueno, um dos orientadores do projeto, em conjunto com a docente Aline Flávia Nonato da Costa.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Amanda  07.07.17 14h09
Especialistas em carreiras corporativas ensinam que para Ganhar mais nos dias de hoje, na profissão de engenharia, é preciso ter o domínio de uma habilidade que pode ser aprendida em 2 meses na internet (https://youtu.be/GWWdZqVSLLQ), usando uma técnica de aprendizagem acelerada, usada por grandes personalidades no exterior mas que quase ninguém compartilha no Brasil. Isto é Sensacional!
0
0