Cuiabá, Domingo, 13 de Julho de 2025
ACIDENTE AÉREO
10.12.2018 | 11h25 Tamanho do texto A- A+

Homem que ajudou a localizar avião recebe recompensa; veja

Morador percebeu onde o avião caiu e deu pistas às equipes de buscas; valor não foi revelado

Reprodução

Copiloto Marcelo Balestrin e piloto John Venera (detalhe) foram resgatados por uma equipe da FAB

Copiloto Marcelo Balestrin e piloto John Venera (detalhe) foram resgatados por uma equipe da FAB

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

Amigos e parentes do piloto John Venera e do copiloto Marcelo Balestrin, que ficaram desaparecidos durante quatro dias em uma mata fechada na região de Cáceres - após um acidente aéreo -, foram neste domingo (9) pagar a recompensa a um morador que ajudou na localização da aeronave.

 

Os dois desapareceram na noite de sexta-feira (30) na Serra do Mangaval, em Cáceres. Eles haviam saído de Pimenta Bueno (RO) em direção a Cuiabá, mas o Cessna 182P em que estavam perdeu o contato com o controle aéreo quando faltavam 120 km para chegar à Capital.

 

O morador, identificado apenas como Edivino, que vive com o pai em uma chácara próxima a região do acidente, ouviu o momento em que o avião caiu.

 

Ele lembra que no dia estava dormindo na área externa da casa, quando ouviu o barulho. "A coordenada que eu dei para eles - e eles falaram que estavam certas - foram dadas comigo dormindo. Imagina se eu tivesse acordado?", brincou o morador.

 

Reprodução

Recompensa - Pilotos

Proprietário do avião que caiu, Osmar Favalessa, Edivino e o policial federal Edson Ribeiro

A equipe, formada pelo policial federal Edson Ribeiro, o proprietário do avião que caiu, Osmar Favalessa, e dois amigos, entregou a recompensa a Edivino. O valor não foi informado.

 

“Edivino é uma pessoa espirituosa e de bem com a vida, o qual nos mostrou levar a vida de forma suave e tranquila. Fica aqui, então, um agradecimento sincero em nome de todos os amigos e familiares dos pilotos a esse ser iluminado”, disse o Edson Ribeiro.

 

Visita ao local do acidente

 

Antes de irem à casa de Edivino, o grupo foi até o ponto onde o avião caiu. O local é de difícil acesso e se trata de um trecho de área de preservação ambiental.

 

Em vídeo, o policial federal mostra que próximo onde o avião caiu é possível ver pegadas de onça. As imagens ainda mostram a existência de uma nascente. 

 

"Oh, Marcelo. Olha a mina, minando água limpinha. Que raiva, né meu nobre?", disse o amigo em vídeo.

 

Isso porque, apesar de estar a poucos metros do avião, os pilotos não conseguiram se locomover devido a fraturas nas pernas e, por isso, chegaram a beber urina para sobreviver.

 

Resgatados

 

Reprodução

Avião Serra do mangaval

Aeronave em que John e Marcelo estavam foi utilizada para abrigo durante os quatro dias

Venera e Balestrin estão no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá. Os dois, que foram internados na terça-feira (4) - após resgate -, agora estão em um quarto da unidade de saúde. 

 

Na madrugada de quarta-feira (5), piloto e copiloto passaram por procedimento cirúrgico devido às fraturas.

 

Para recuperação, a equipe médica aconselhou aos dois ficarem na UTI para serem melhor assistidos.

 

Isso porque a dupla foi encontrada com desidratação, desnutrição e fraturas graves. Venera teve diversas escoriações e duas fraturas na perna: uma no tornozelo e outra no fêmur. Já Balestrin teve um quadro mais complicado. 

 

Segundo Francismara de Sousa, mulher do copiloto, ele fraturou a perna esquerda, deslocou o maxilar e um osso da face foi quebrado. Com a queda, ele bateu o rosto e fez um machucado profundo na face e no braço direito.

 

O sumiço

  

As buscas aos dois começaram no sábado (1º), dia seguinte ao desaparecimento, mas foram prejudicadas pelo mau tempo. Com a melhora nas condições climáticas, as equipes tiveram mais visibilidade para o resgate, que aconteceu na terça (4).

  

Cerca de 30 militares do Esquadrão Pelicano da FAB estiveram envolvidos nos quatro dias de buscas. Mecânicos do Esquadrão Pantera também compuseram a tripulação. 

 

Veja vídeos:

 

 

 

 

 

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Após cirurgias, pilotos deixam a UTI de hospital em Cuiabá

 

Para sobreviver na mata, pilotos beberam até urina, diz esposa

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia