Cuiabá, Terça-Feira, 1 de Julho de 2025
FISICULTURISMO
01.07.2017 | 09h03 Tamanho do texto A- A+

Policial de Cuiabá vence campeonato internacional

Luciano Karim é o primeiro atleta masculino de Mato Grosso a se profissionalizar

Reprodução

Luciano Karim (ao centro) ficou em primeiro lugar no campeonato Mister Universo e se tornou atleta profissional

Luciano Karim (ao centro) ficou em primeiro lugar no campeonato Mister Universo e se tornou atleta profissional

KARINA CABRAL
DA REDAÇÃO

Há 10 anos no fisiculturismo, o cabo da Polícia Militar Luciano Karim, de 42 anos, conquistou na semana passada o título de campeão do Mister Universo, competição amadora mais importante da WFF (World Fitness Federation), uma das duas maiores do Mundo.

 

O evento aconteceu no último dia 24 de junho no Rio de Janeiro e reuniu atletas do Mundo todo. Karim foi o único mato-grossense participante.

 

Em entrevista ao MidiaNews, Luciano disse que conquistou a vaga no Mister Universo ao ficar em terceiro lugar no campeonato brasileiro deste ano, que aconteceu nos dias 2 e 3 de junho, em Curitiba (PR). O atleta competiu na categoria Senior até 80 quilos.

 

Com o título do último sábado, Karim se tornou o primeiro fisiculturista masculino mato-grossense a ganhar o Pro Card, que permite que o atleta deixe de competir em campeonatos amadores (como os estaduais e brasileiros que acontecem no Brasil) e passe a competir em campeonatos da liga profissional. No mesmo dia o atleta já teve a possibilidade de estrear na liga profissional.

Agora fica mais preocupante, porque sendo amador eu já não tinha patrocinadores, imagine agora para disputar lá fora os eventos internacionais? Ficou mais difícil ainda

 

“Após a vitória, eles perguntaram se eu queria o Pro Card. Dito sim, disputei com os profissionais no final do evento, onde fiquei em sexto lugar”, contou Luciano.

 

Apesar da felicidade com o título, o policial também ganhou uma preocupação, visto que os campeonatos da liga profissional são, em sua maioria, fora do Brasil e, com isso, os gastos passarão a ser maiores.

 

“Agora fica mais preocupante, porque, sendo amador, eu já não tinha patrocinadores, imagine agora para disputar lá fora os eventos internacionais? Ficou mais difícil ainda”, disse.

 

O atleta já compete há 10 anos, mas mudou para a federação NABBA (National Amateur Body-Builders Association), que é filiada à WFF, há dois.

 

“Comecei porque que eu treinava em uma academia que tinha um fisiculturista muito antigo, e esse cara olhou pro meu shape [corpo] e disse que havia a possibilidade de eu me destacar dentro do fisiculturismo. Acreditando nisso, resolvi participar e comecei a me destacar realmente”, contou o atleta.

 

Em sua antiga federação, a IFBB (International Federation of Bodybuilding & Fitness) Karim já foi tricampeão brasileiro, campeão Sul-americano e ficou em terceiro lugar no Campeonato Mundial, além de ter vencido diversos campeonatos estaduais.

 

Já na nova federação, o Mister Universo foi seu primeiro grande título.

 

A esposa do atleta, Hiary Ribeiro, o acompanha em todos os campeonatos. Segundo Karim, ela é parte fundamental em suas competições.

 

“Eu não me sinto só nos eventos. Sempre tenho ela do meu lado, como parceira, ela que me pinta, ela que me alivia o psicológico”, disse o policial.

  

Karim não tem previsão para a próxima competição, mas disse que este ano não deve voltar a subir aos palcos. 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

GALERIA DE FOTOS
Reprodução

Luciano Karim

Reprodução

Luciano Karim




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Valdeson b. souza  01.07.17 11h16
Grande atleta tem o meu respeito e admiração, mais que merecedor.
138
12