O empresário Roque Anildo Reinheimer que está preso desde o dia 9 de maio
O empresário Roque Anildo Reinheimer, sócio da empresa Santos Treinamento, entrou com pedido de liberdade no Supremo Tribunal Federal (STF) na segunda-feira (09).
Roque foi preso no dia 9 de maio, durante a deflagração da 2ª fase da Operação Bereré, que apura esquema de fraude, desvio e lavagem de dinheiro no âmbito do Detran-MT, na ordem de R$ 30 milhões, que operou de 2009 a 2015.
O habeas corpus será analisado pela ministra Rosa Weber.
Segundo as investigações, parte dos valores repassados pelas financeiras à EIG Mercados por conta do contrato com o Detran-MT retornava como propina a políticos, dinheiro esse que era “lavado” pela Santos Treinamento e por servidores da Assembleia, parentes e amigos dos investigados.
Na denúncia, consta que além de ter se beneficiado da propina e integrar o núcleo de operações da quadrilha, Roque Reinheimer era um dos protagonistas do esquema e tentou atrapalhar as investigações, mediante ameaças, intimidações e extorsões contra o ex-diretor da EIG, José Kobori, e contra o sócio da EIG e delator dos crimes, José Henrique Gonçalves.