Cuiabá, Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
28.08.2018 | 23h30 Tamanho do texto A- A+

Calor pode bater recorde em Cuiabá e em Campo Grande esta semana

Temperatura em Mato Grosso do Sul chegou aos 40°C na tarde de terça-feira.

Reprodução Internet

do TERRA NOTICIAS

Agosto começou com entrada de ar polar no Centro-Oeste que esfriou especialmente o Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso. Mas os últimos dias do mês são predomínio de vento quente, vindos das regiões tropicais, que vão ajudar a aquecer o ar nos próximos dias, junto com o sol forte.

 

São estas duas condições que fazem o calor aumentar em todo o Centro-Oeste do Brasil até o fim da semana, mas o  maior aquecimento é esperado para o Mato Grosso do Sul e para o Mato Grosso. Os dois estados vão ficar entre as áreas mais quentes do Brasil nos próximos dias, com previsão de temperaturas entre 36°C e 40°C durante a tarde.

 

Esta situação já começou a ser observada nesta terça-feira. O INMET registrou 40,5°C em Sonora (norte de MS) às 14 horas local. No mesmo horário, Rondonópolis chegou aos 37,7°C.

 

Em Goiás e no Distrito Federal, o vento moderado a forte até a quinta-feira, 30 de agosto, vai dificultar o aquecimento excessivo do ar. Mas o vento enfraquece na sexta-feira e a partir daí a tendência também é de aumento de calor.

 

Possível recorde de calor em Cuiabá e em Campo Grande

 

As capitais Cuiabá e Campo Grande também ficam mais quentes nos próximos dias e podem bater o recorde de calor para 2018 mais de uma vez.

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, até o dia 28 de agosto, a maior temperatura em Cuiabá foi de 39,0°C, no dia 14 de agosto. Em Campo Grande, o recorde calor atual é de 34,5°C, no dia 24 de janeiro.

 

Ar muito seco

 

Além do calorão, a população da Região Centro-Oeste continua sofrendo esta semana com o ar muito seco. Níveis críticos de umidade relativa do ar entre 10% e 30% devem ser observados por várias horas. Índices de umidade no ar nesta faixa são muito abaixo do recomendável para a saúde humana, que é de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde.

 

Frente fria à vista

 

O sol forte, o ar muito seco e calorão predominam no Centro-Oeste até a sexta-feira. Mas já na sexta, 30 de agosto, pancadas de chuva devem voltar a ocorrer nas áreas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul próximas das fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, com a aproximação de outra frente fria. As condições para chuva aumentam no fim de semana.

 

 

Fonte       https://www.terra.com.br/noticias/climatempo/calor-pode-bater-recorde-em-cuiaba-e-em-campo-grande-esta-semana,218d070eb547d728aaa11636c10c05bchriftsmf.html




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia