Cuiabá, Sexta-Feira, 15 de Fevereiro de 2019
ÁGUA PARA TODOS
11.02.2019 | 19h00 Tamanho do texto A- A+

Ministério receberá propostas técnicas de dessalinização até dia 18

O foco é o atendimento a pessoas residentes na região do Semiárido.

Reprodução Internet

DA AGÊNCIA BRASIL

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) receberá propostas de pesquisadores, desenvolvedores e fornecedores de tecnologias de dessalinização até o dia 18. Essas alternativas sarão analisadas para projetos de atendimento a comunidades que sofrem com falta de água potável no país.

 

O foco é o atendimento a pessoas residentes na região do Semiárido. Segundo o ministério, 12% da população brasileira, cerca de 27 milhões de pessoas, residem nas cidades nessa área, que abrange 12% do território nacional, cerca de 1,03 milhões de quilômetros quadrados. Marcada por tempo seco, o semiárido sempre foi um desafio na garantia da oferta de água potável.

 

O minisério quer pegar água salobra no solo e usar soluções de dessalinização para transformá-la em uma alternativa aos moradores. Para fazer a mudança vai reunir as informações sobre soluções cadastradas no banco de dados sobre o tema e seu estágio (pesquisa, tecnologia elaborada e solução pronta para comercialização), com vistas a analisar quais poderão ser adotadas na região em cada situação.

 

Os projetos de reuso e dessalinização no Brasil serão coordenados pelo Instituto Nacional do Semi-árido. Tecnologias brasileiras e de outros países serão avaliadas pelo centro. No mês passado, uma comitiva do ministério viajou a Israel e conheceu algumas experiências nesta atividade. Serão examinadas as propriedades de cada equipamento, tais como gasto de energia, vazão da água, custos e eficiência.

 

Os pesquisadores ou empresas que desejaram se inscrever no cadastro devem fazê-lo por um formulário eletrônico disponível no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

 

 

Fonte         http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-02/ministerio-recebera-propostas-tecnicas-de-dessalinizacao-ate-dia-18




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia