Cuiabá, Domingo, 20 de Janeiro de 2019
ITALLO LEITE
04.11.2018 | 07h02 Tamanho do texto A- A+

Novembro azul

O preconceito é grande, gerando a desinformação sobre a forma de detecção

Iniciamos o mês de novembro empunhando mais uma bandeira. Desta vez, de cor azul e com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção do câncer de próstata. Mesmo sendo a segunda causa de morte entre a população masculina, a doença ainda é vista como tabu. O preconceito é grande, gerando a desinformação sobre a forma de detecção e tratamento do câncer de próstata, por exemplo.
 
O assunto é sério e precisa da atenção e envolvimento de todos, em especial, da família! Não podemos admitir que tantas vidas sejam perdidas para uma doença que – se diagnosticada precocemente - tem grandes chances de cura, como acontece com o câncer de mama (alvo da campanha Outubro Rosa). 
 
Só para termos uma ideia da seriedade do assunto, conforme o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, 2018 deve chegar ao fim com 68.000 novos casos de câncer de próstata registrados no Brasil. Isso é dizer que num grupo com 100.000 homens, 66 poderão ser acometidos pela enfermidade. E para 2019, a previsão do Inca é a mesma, ou seja, nada animadora. 

Esperaremos perder amigos, tios, primos, irmãos, filhos, pai para conscientizar-nos da necessidade dos exames preventivos?

 
Então, o que estamos esperando? Esperaremos o registro de mais mortes para mudarmos nossa atitude? Esperaremos perder amigos, tios, primos, irmãos, filhos, pai para conscientizar-nos da necessidade dos exames preventivos? 
 
Você sabia, por exemplo, que a obesidade e o histórico familiar em 1º grau estão associados a um maior risco de desenvolvimento da doença? Pois é, muitas pessoas desconhecem essas informações. 
 
E é por isso que a Caixa de Assistência dos Advogados, braço social da OAB Mato Grosso, utilizará uma das mais poderosas ferramentas de comunicação da atualidade para levar o conhecimento ao maior número de pessoas: as redes sociais. 
 
Ao longo do mês, médicos especialistas falarão sobre prevenção e tratamento do câncer de próstata de forma clara e objetiva. E essas dicas serão direcionadas aos homens, mas, mulheres, vocês serão nossas ajudantes nesse trabalho de conscientização, incentivando seus familiares a se cuidarem. 
 
Faremos com que o propósito dessa campanha não seja lembrando somente no dia 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, mas ao longo do mês.  
 
ITALLO LEITE é advogado e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT).



Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Leia mais notícias sobre Opinião:
Janeiro de 2019
20.01.19 07h55 » Estados pelo ralo
20.01.19 07h53 » "Garrando" ódio
20.01.19 07h52 » O agro não é o vilão
20.01.19 07h50 » Calamidade passageira
19.01.19 08h01 » Decreto de festim
19.01.19 08h00 » Atraso na entrega do imóvel
19.01.19 07h58 » A extinção do TCE
18.01.19 07h47 » Créditos de carbono