Cuiabá, Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2018
ONOFRE RIBEIRO
14.03.2018 | 07h30 Tamanho do texto A- A+

O que dizer ao eleitor

Contribuições dos leitores ao artigo sobre possíveis cenários nas eleições deste ano

Escrevi artigo recente com o título “Cenários das eleições”. Nele tracei cinco possíveis cenários com composições de nomes que eventualmente poderão concorrer ao governo do estado, à vice e a senadores e suplentes. Está no site www.onofreribeiro.com.br.

 

            Recebi dezenas de contribuições. Especialmente no Facebook. Selecionei as colocações e os comentários mais frequentes dos leitores.

 

            1 – Descrença nos políticos de modo geral. Aqui aparece uma rejeição muito grande aos políticos antigos

 

            2 – Descrença nos candidatos postos a governador até este momento

 

            3 – Considera todos os nomes postos como gastos e corrompidos ou incapazes de dar respostas à sociedade

 

            4 – Os leitores nutrem forte desejo de renovação no cenário político amplo

 

            5 – Os leitores reconhecem de modo geral que ainda não ouviram propostas renovadoras para o futuro de Mato Grosso. Curioso: associam a falta de propostas aos nomes de políticos velhos. Incluem o governador Pedro Taques também como incapaz de gerar propostas novas

 

            6 - Esperam um nome “milagroso” que ainda não surgiu. Nenhum leitor sugeriu um nome “milagroso”. Exceto alguns, que apontaram o ex-prefeito der Sorriso, Dirceu Rossatto

 

            7 – Nenhum leitor apontou o que considera “propostas novas para a sociedade e para o futuro de Mato Grosso”.

 

Não foram muito além disso. Apareceram comentários de muita indignação geral e o desejo que os políticos sumam do mapa. Ficou claro que os leitores desejam renovação, mas não tem ideia do que seria efetivamente uma renovação. Traduz-se por descontentamento amplo, geral e irrestrito.

 

Encerro este artigo com a clareza de que embora o leitor não seja capaz de formular o que deseja, demonstra querer renovação.

 

E deixa um enorme e espaço pra ideias dos candidatos, sempre ligadas ao futuro de Mato Grosso. Parece que aí está o coração do discurso de qualquer candidato. Incluindo o governador Pedro Taques que precisa se reciclar profundamente se quiser se reeleger.

 

Aliás, temas pra um extraordinário discurso de futuro não faltam. Falta vê-los.

 

ONOFRE RIBEIRO é jornalista em Cuiabá




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

alvaro  16.03.18 15h56
Considero que nós, eleitores, devemos dar mais importância ao voto para componentes do poder legislativo do que executivo. É de lá que podem vir as reformas que o nosso sistema, hoje inviável, precisa. Escolher bem, porque a mãe de todas as reformas é a política, e legislar sem levar m conta interesses particulares é para poucos.
1
0

Leia mais notícias sobre Opinião: