Cuiabá, Quinta-Feira, 23 de Outubro de 2025
MUDANÇAS
05.12.2017 | 11h50 Tamanho do texto A- A+

Emanuel vai encaminhar novo projeto criando a SEC 300

Legislação que criou a Secretaria está sendo questionada no Tribunal de Contas do Estado

Alair Ribeiro/MidiaNews

O prefeito Emanuel Pinheiro recriará SEC300 anos após determinação do TCE

O prefeito Emanuel Pinheiro recriará SEC300 anos após determinação do TCE

VINÍCIUS LEMOS
DA REDAÇÃO

O prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) afirmou, na manhã desta terça-feira (5), que reencaminhará, para a Câmara Municipal, um novo Projeto de Lei sobre a criação da Secretaria de 300 anos.

  

De acordo com o prefeito, um novo texto será encaminhado ao Legislativo Municipal.

 

“Tivemos um debate muito grande em relação à matéria, principalmente após sua tramitação e aprovação na Câmara Municipal [em 18 de julho]. Vimos a necessidade [de recriar a Pasta], e eu fui o primeiro a reconhecer isso”, disse.

 

Vimos a necessidade [de recriar a pasta], e eu fui o primeiro a reconhecer isso

“Em nome da transparência e da clareza das ações da nossa gestão, estamos aperfeiçoando o texto do Projeto de Lei, reenviando para a Câmara. Estamos buscando esse aperfeiçoamento, cada vez mais bem consolidado com a Lei de Responsabilidade Fiscal e as demais legislações vigentes”, acrescentou.

 

Pinheiro assegurou que a criação da SEC 300 não trará prejuízo às contas públicas da Capital.

 

“A SEC 300 foi criada exatamente para fazer a função de articulação, junto às demais secretarias, às outras instâncias de poderes e instituições e, inclusive, também, junto a segmentos realizados pela sociedade, para que ela faça essa articulação com foco nas ações, projetos, obras e eventos para a Cuiabá dos 300 anos”, declarou.

 

Conforme o peemedebista, os gastos com a secretaria serão relacionados estritamente com os pagamentos de servidores.

 

“É uma Pasta criada com uma estrutura orçamentária enxuta e diz respeito apenas a pessoal. É uma estrutura bem pequena, que vai fazer esse papel de articulação, usando o orçamento de outras pastas, dentro da estrutura orçamentária da Prefeitura de Cuiabá”, comentou.

 

Representação

 

O vereador Marcelo Bussiki (PSB), presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, chegou a protocolar um requerimento no TCE apontando as irregularidades na Pasta.

 

Ele apontou que o projeto não comprovou que as despesas criadas pela secretaria não afetariam as metas fiscais da Capital, nem o plano de compensação que garante o pagamento das despesas continuadas.  

 

Ainda na representação, ele argumentou ainda que o projeto sobre a criação da Pasta não detalhou os projetos que seriam executados. Também estariam ausentes itens como a estimativa de impacto orçamentário e a origem dos recursos, conforme prevê a lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
8 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

MARCOS DA VG  06.12.17 09h27
Essa no Secretaria vai precisar de Dezesseis novos cargos com ganho na média de R$ 4.000,00 vezes 12 meses e vezes 24 meses olha o dinheiro que dá. E SIMPLES BASTA PASSAR PARA A JÁ EXISTENTE SECRETARIA DE CULTURA.esse deve ter um assessor bem larápio mesmo.
5
1
Jônatas Araujo Ferreira  06.12.17 09h04
parabéns prefeito sua politica de contenção de gastos está corretíssima. um país em grave crise econômica, o estado também e a cidade idem, e o senhor criando uma nova secretaria apenas para as comemorações dos 300 anos da cidade. não seria mais sensato aproveitar uma das pastas já existentes?
8
1
Nascimento  05.12.17 16h10
Lá vai o dinheiro público jogado no ralo, se para cada projeto tiver que fazer uma SECRETARIA, para que serve os servidores municipais ?
13
1
paulo tadeu  05.12.17 14h33
Será que vai sobrar alguma coisa para comemorar os 300 anos? Casa de Bem Bem completamente no chão, acabou de cair mais um pedaço da fachada, tudo isso por causa do descaso da Prefeitura e do IPHAN. Vamos lembrar que esta obra é parte do PAC Cidades Históricas, onde a obra e contratada pela Prefeitura e a fiscalização do recurso e do andamento é a cargo di IPHAN/MT. A Praça Ipiranga completamente destruída e abandonada. A Praça do Porto onde "um dia" houve um coreto hoje não há mais nada. Cuiabá dos 300 anos? com este planejamento? Com esta equipe? Deus nos ajude a chegar em 2019 com alguns dos nossos patrimônios ainda inteiro, porque tudo que a prefeitura esta se propondo a fazer está virando pó.
1
0
Carlos  05.12.17 14h22
Apesar da importância do evento no aspecto histórico para Cuiabá, vejo com muita preocupação aumento de despesas publicas, num período que o Estado de Mato Grosso e o Brasil passam pela pior crise fical de sua historia republicana. A pergunta que se faz e' quem será beneficiado com esta nova secretaria?
1
0