ENQUETES

Nessas eleições, você pretende:

PUBLICIDADE

Política / ANÁLISE
12.02.2018 | 09h24
Tamanho do texto A- A+

Huck atrai segmentos lulistas e precisa anular rejeição da elite

PSDB poderia desfazer em parte a reprovação da classe alta ao pré-candidato

Claudinei Ligieri/Futura Press/Folhapress

Clique para ampliar

O apresentador e empresário Luciano Huck participa de conversa na Casa do Saber, em São Paulo

DA FOLHA DE S.PAULO

A inelegibilidade de Lula (PT) é um dos vetores para a possível candidatura de Luciano Huck à Presidência da República. O apresentador de TV tem potencial de crescimento sobreposto às intenções de voto do petista em segmentos do eleitorado onde outros partidos demonstram maior dificuldade de alcance.

 

Ao se combinarem os três cenários onde seu nome aparece como possível candidato, Huck é apontado pelo menos uma vez por 12% dos brasileiros. Entre as mulheres de menor escolaridade, nicho dominado pelo ex-presidente, o apresentador vai a 17%, por exemplo.

 

Em análise multivariada, para melhor identificar a relação direta dos eleitores com o apresentador, chega-se, além desse percentual de entusiastas, ao conjunto de possíveis detratores, que hoje se equivale ao seu índice de rejeição —25%.

 

Esse percentual de resistência é mais elevado entre homens de maior escolaridade e renda, perfil da população que nas últimas eleições optou por candidatos tucanos e que hoje nas pesquisas de intenção de voto tendem à candidatura de Jair Bolsonaro (PSC).

 

Fica fácil entender a movimentação do ex-presidente FHC e de parte do PSDB em torno de Huck --agregaria ao partido estratos lulistas e o partido, por sua vez, poderia anular em parte a reprovação da classe alta ao candidato.

 

O terceiro grupo, que reflete o saldo de indefinição em relação ao apresentador, isto é, o percentual de eleitores-pêndulo, que podem tanto votar quanto rejeitar Huck ao longo da campanha, totaliza 63%, índice que alcança 71% entre os que escolhem Marina Silva e 78% entre os que pretendem votar em Geraldo Alckmin (PSDB). Taxa idêntica se vê entre os que querem votar em branco ou anular o voto.

 

Hoje, as intenções de voto do grupo anti-Huck apresentam menções a Bolsonaro de até seis pontos percentuais acima da média. Entre os que apoiam o apresentador, por outro lado, Alckmin, Marina e Joaquim Barbosa se destacam. Entre eleitores-pêndulo, brancos e nulos imperam. Todas essas observações feitas em cenários que descartam a candidatura do ex-presidente Lula.




Clique aqui e faça seu comentário


9 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

ROBSON JOSÉ  15.02.18 09h16
Querendo transformar um dos candidatos das elites em candidato do povo, é uma das análises mais furada que eu já vi.
0
0
Júnior Cuiabano  14.02.18 08h59
A Globo montou a maior estratégia já vista numa tv aberta num ano em que se elege presidente da república, e milhões de brasileiros e estrangeiros seguiram a risca o que foi pedido, ou seja, mandaram o seu vídeo. Luciano Huck é um dos maiores empresários com investimentos nos mais diferentes ramos, multi segmentos mesmo, um empreendedor inteligente, isso não pode ser negado. E hoje, tem nas mãos, dados importantíssimos dos quatro cantos do país, fornecidos pelos que mais necessitam, variando pessoas de todos os tipos, crenças e principalmente dos mais diferentes níveis econômicos. Sei não hein, esse camarada está muito bem amparado, informado e com dinâmica pra enfrentar muitos debates. Devemos estar de olho e saber ler as entrelinhas. Somente nós, com o poder do voto saberemos vetar ou não. Precisamos de mais pré-candidatos, não super-heróis, salvadores, mas, com novas visões, sem promessas, sem repetições, com compromissos, e claro, responsabilidade. Na minha opinião é um cara a ser analisado com cautela. Um olho no peixe, outro no gato. Sempre!
6
7
Valdir   13.02.18 17h02
Fernando Henrique quer eleger Luciano Huck pra ele mandar no Brasil igual Lula fez com dima acorda povo
8
4
André Luiz  13.02.18 15h43
Quem fez essa analise deve estar despreparado. Eleitor de esquerda não vota no Luciano Huck. Como diz o próprio apresentador: "Loucura, Loucura e Loucura"!
15
6
José Gonçalves  13.02.18 09h04
Cada um emite a opinião que quer, mas eu acho que é bem ao contrario do que fala a materia...Eleitor do Lula jamais vai votar no Luciano Huck pois ele é o candidato da Globo e da elite, e o eleitor do Lula alem de detestar a Globo, tb não vota na elite, não sei de onde acharam essa de que eleitor do Lula vai votar no Huck.
22
12
1999-2018 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real - Tel.: (65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados