Cuiabá, Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025
DANOS MORAIS
12.11.2016 | 13h28 Tamanho do texto A- A+

Lula processa senador cassado Delcídio do Amaral

Em delação, Delcídio disse que Lula sabia de esquema na Petrobras

Reprodução

Advogados do ex-presidente pedem reparação de Delcidio do Amaralpor danos morais

Advogados do ex-presidente pedem reparação de Delcidio do Amaralpor danos morais

DO G1

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva processou o senador cassado Delcídio do Amaral, informaram na sexta-feira (11) os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, responsáveis pela defesa de Lula.

Em depoimento prestado no acordo de delação premiada, firmado com o Ministério Público Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal, Delcídio afirmou, segundo a revista "IstoÉ", que o ex-presidente tinha conhecimento do esquema de corrupção que atuou na Petrobras e agiu para barrar as investigações da Operação Lava Jato.

"Na qualidade de advogados de Luiz Inácio Lula da Silva protocolamos nesta data (11/11/2026) ação de reparação de danos morais contra o ex-senador Delcídio do Amaral por ele ter, em delação, mentido ao dizer que nosso cliente agiu para obstruir a justiça", diz a nota divulgada pelos advogados de Lula nesta sexta.

Segundo os responsáveis pela defesa do ex-presidente, depoimentos prestados no último dia 8 à Justiça Federal de Brasília "foram unânimes ao reconhecer que Lula jamais tentou interferir, direta ou indiretamente, na delação premiada de Nestor Cerveró, ao contrário do que fora afirmado por Delcídio do Amaral."

Prisão de Delcídio


Em novembro de 2015, Delcídio do Amaral, então senador pelo PT-MS e líder do governo da então presidente Dilma Rousseff, foi preso pela Polícia Federal sob a suspeita de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

À época, a Procuradoria Geral da República alegou que Delcídio ofereceu R$ 50 mil mensais ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para que ele não fechasse acordo de delação premiada ou, se fizesse, não citasse o então parlamentar.

Além disso, alegou o Ministério Público ao pedir a prisão de Delcídio do Amaral, ele discutiu meios de rota para Cerveró deixar o Brasil, no caso de o STF conceder habeas corpus ao ex-diretor da Petrobras.

Na rota prevista por Delcídio, Cerveró iria, primeiro, para o Paraguai e, depois, viajaria para a Espanha.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Cesar  13.11.16 20h52
Cesar, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas