Cuiabá, Quarta-Feira, 3 de Dezembro de 2025
PROPOSTA
16.02.2017 | 08h43 Tamanho do texto A- A+

PECs da AL aumentam percentuais de repasses à Saúde

Matérias alteram os percentuais que saem das emendas parlamentares impositivas

Marcus Mesquita/MidiaNews

A deputada estadual Janaina, que apresentou PECs que aumentam repasse para a Saúde de MT

A deputada estadual Janaina, que apresentou PECs que aumentam repasse para a Saúde de MT

DA REDAÇÃO

A deputada estadual Janaina Riva (PMDB) apresentou dois projetos de Emenda Constitucional (PEC) relativos à área de Saúde que alteram os percentuais de repasse das emendas parlamentares impositivas e do montante obrigatório que o Estado tem que repassar da sua Receita Corrente Líquida, no setor.

 

A primeira PEC modifica o artigo 220, da Constituição do Estado de Mato Grosso, e prevê que o Estado aplicará, anualmente, no mínimo, 15% da receita resultante de impostos, inclusive provenientes de transferências, em ações e serviços de saúde. Atualmente, o governo repassa o que prevê a Constituição Federal, que é 12%.

 

Consta que para atingir o percentual de 15%, o Estado deverá acrescentar anualmente um mínimo de 0,5% nos exercícios financeiros de 2018 até 2023. "O aumento não se dará de uma vez. Vai acontecer em 0,5% ao ano, justamente para minimizar os impactos financeiros. Para se ter uma ideia, em 2015, o Estado investiu apenas 12,33%, valor insuficiente, uma vez que a maioria dos municípios investe entre 20% e 25%. Como a Constituição Estadual não estabelece esse índice, fica muito solto e valendo o que Constituição Federal prevê", explicou.

 

A segunda PEC trata da mudança dos percentuais obrigatórios relativos às emendas impositivas. Atualmente, cada parlamentar tem obrigação de destinar 12% dos recursos de suas emendas para Saúde, 25% para Educação, 6,5% para Esporte, 6,5% para Cultura e 50% são de livre destinação. A PEC de Janaina aumenta de 12% para 20%, obrigatoriamente, à Saúde.

 

"As pessoas estão cansadas de precisar da saúde pública e não ter. Centenas de cidadãos morrem todos os dias por falta de atendimento . O intuito dessa PEC é atender ao clamor social sobre isso. Se podemos mudar o que a lei prevê para ajudar, porque não fazer? Os percentuais obrigatórios de todas as áreas continuam os mesmos, esses 8% a mais para Saúde saiu dos 50% das emendas de livre indicação", finalizou.

 

As PECs iniciaram a tramitação na Casa de Leis e podem ser acompanhadas pelo site www.al.mt.gov.br, acessando o link "Acompanhamento de proposição", colocando o nome do autor da proposta e o ano em que foi apresentada ao Poder Legislativo.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

ANGELA  16.02.17 12h42
EU A CADA AÇÃO DA DEPUTADA FICO MAIS ADMIRADA.SERIA UM PRAZER CONHECE-LA . A SAUDE ESTA UM CAOS A SEGURANÇA TAMBEM. PRECISAMOS URGENTE DE AÇOES PARA MELHORAR ISSO. PRECISAMOS DE MAIS JANAINAS..
5
1
JORGE1  16.02.17 12h13
Bravo, Deputada Janaína! São políticos atuantes como a senhora que precisamos. Parabéns pela sua luta em prol da população.
5
1