Cuiabá, Domingo, 24 de Março de 2019
POLYGONUM
18.12.2018 | 22h45 Tamanho do texto A- A+

Secretário da Sema é preso suspeito de participação em esquema

Prisão foi decretada pelo desembargador Orlando Perri; cadastros rurais teriam sido fraudados

Alair Ribeiro/Midianews

O secretário André Luis Torres Baby, que foi detido nesta terça-feira

DA REDAÇÃO

A Polícia Civil cumpriu, no final da tarde desta terça-feira (18), um mandado de prisão contra o secretário André Luis Torres Baby, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

 

Ele é um dos alvos da Operação Polygonum, que apura a prática de fraudes no Cadastro Ambiental Rural (CAR) da secretaria.

 

A prisão de Baby foi decretada pelo desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

 

Mais de 20 pessoas foram presas durante as três fases da operação, coordenada pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE).

 

Desde a primeira fase - deflagrada em 13 de agosto - foram contabilizadas mais de 20 prisões e dezenas de buscas e apreensões.

 

O primeiro preso na operação, em agosto deste ano, foi o então superintendente de Regularização e Monitoramento Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), João Dias - que voltou a ser preso na segunda fase da Polygonum, em setembro.

 

Ainda na Sema, foram apreendidos dezenas de documentos e processos, além do espelhamento da base de dados do órgão ambiental.

 

O material está sendo analisado por uma equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e por analistas ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

 

Pelo menos 595 Cadastros Ambientais Rurais estão sendo investigados por suspeita de fraudes.

 

O CAR

 

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito (pantanais e planícies pantaneiras) e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

 

O CAR é uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Paulo  19.12.18 08h29
Triste saber que entra e sai governo e o meio ambiente do mato grosso sempre deixado de lado.
15
0