Cuiabá, Domingo, 3 de Agosto de 2025
APÓS DECISÕES
26.12.2018 | 16h47 Tamanho do texto A- A+

Sem Temer, PS terá inauguração parcial e ainda não funcionará

Prefeito: decisões determinam que seja apresentado um Plano Diretor do Modelo de Gestão da unidade

Alair Ribeiro/MidiaNews

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), durante coletiva nesta quarta-feira (26)

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), durante coletiva nesta quarta-feira (26)

THAIZA ASSUNÇÃO E CAMILA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou que vai inaugurar o novo Pronto Socorro da cidade apenas parcialmente nesta sexta-feira (28), às 19h, e sem a presença do presidente da República, Michel Temer (MDB) - que cancelou a agenda após uma denúncia da Procuradoria Geral da República.

 

A inauguração parcial, porém, não implicará no funcionamento da unidade hospitalar, uma vez que a juíza Célia Regina Vidotti, da Vara da Ação Civil Pública e Ação Popular, concedeu uma liminar proibindo o Município de transferir os serviços de saúde para o novo prédio até que seja apresentado o Plano Diretor do Modelo de Gestão a ser implantado no local.

 

A decisão atende uma ação do Ministério Público Estadual (MPE), que apontou irregularidades na forma como a Empresa Cuiabana de Saúde Pública foi contratada para gerir a nova unidade.

 

Além da liminar, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) também determinou ao prefeito a suspensão imediata da transferência da gestão do novo Pronto Socorro à empresa.

 

Emanuel disse que não irá partir para o “enfretamento” com os órgãos de controle, mas frisou que não concorda com as determinações e irá recorrer.

 

Existe uma ordem judicial só me permitindo inaugurar, não funcionar. Essa ordem judicial precisa ser cumprida. Por isso, eu vou inaugurar, mas a unidade não vai funcionar, apesar de estar preparada para isso

“Existe uma ordem judicial só me permitindo inaugurar, não funcionar. Essa ordem judicial precisa ser cumprida. Por isso, eu vou inaugurar, mas a unidade não vai funcionar, apesar de estar preparada para isso. Aí, nesse meio tempo, final de ano e início de ano novo, nós vamos preparar o convencimento dos órgãos de controle. Já estamos conversando, inclusive, para autorizar o funcionamento da unidade”, disse o prefeito, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (26).

 

“Eu não vou partir para o enfrentamento com os órgãos de controle. Eu não sou louco. Sou defensor do Estado democrático de direito e respeito as instituições. Agora, eu não sou obrigado a concordar. E, como que no Estado democrático de direito você discorda? Partindo para o convencimento. Já estamos conversando, mas caso não haja entendimento, irei recorrer”, afirmou.

 

O prefeito declarou, ainda, que uma mudança agora na gestão trará prejuízos para Cuiabá.

 

“Se não houver outra forma, é claro eu vou ter que mudar [a gestão], não tenho saída. Mas antes eu vou mostrar que é um prejuízo para Cuiabá. O secretário de saúde ficar cuidando de Pronto-Socorro o tempo inteiro quando, na verdade, existe um órgão especializado nisso, que é a Empresa Cuiabana de Saúde, não é bom”, afirmou.

 

Inauguração parcial

 

De acordo com Emanuel, nesta sexta-feira (29) será inaugurada o setor ambulatorial, contendo recepção, sala de aplicação de injetáveis, sala de curativos e consultórios de médicos especialistas - como cardiologistas, ginecologista, pequenas cirurgias, endocrinologista, gastroenterologista, dermatologista, clínico geral e psiquiatria.

 

No dia 29 de janeiro, será inaugurada a segunda etapa do Pronto Socorro, que compreende enfermaria, farmácia, raio x e ultrassom.

 

A terceira etapa, por sua vez, será inaugurada no dia 25 de fevereiro e inclui a ala de urgência e emergência, duas salas de Unidade de Terapia Itensiva (UTI) e duas salas de cirurgia.

 

Já no dia 22 de março, será inaugurada a quarta etapa do hospital, que compreende mais três salas de UTI e mais duas para cirurgias.

 

Conforme Emanuel, a unidade será entregue por completo no dia 8 de abril, aniversário de 300 anos de Cuiabá.

 

Ausência do presidente

 

Na coletiva, o prefeito também anunciou que o presidente Michel Temer (MDB) não virá para a inauguração do novo hospital.

 

O cancelamento da agenda foi confirmada pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP).  

 

“O ministro Blairo Maggi me ligou dizendo que o presidente Michel Temer cancelou a vinda dele, não apenas para Cuiabá. Ele ficou muito contrariado em ser denunciado pela Procuradoria Geral da República pela episódio dos Portos e cancelou todas as aparições públicas dele nesses grandes eventos, especialmente [em eventos] do Programa Chave de Ouro”, disse.  

 

“Ele não foi em Pombinhas entregar a maior escola tempo integral no País, não vai em Goiânia, não vai à Natal, enfim. Ele será representando pelos ministros e Cuiabá é grato pelo presidente Michel Temer pelos R$ 100 milhões investidos no maior hospital público de Mato Grosso”, pontuou. 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Falcão Garcia  27.12.18 11h15
Parece piada!Como pode o prefeito construir uma obra tão importante como essa do pronto socorro e não conclui-la?E é correto inaugurar uma obra inacabada?Eu nunca vi tanta presepada cometida por um agente público.Já pensou se essa moda pega? Prefeito faz a coisa por completo, já não basta o descaso com os postos de saúde, com as policlínicas, com a falta de insumos, falta de medicamentos etc...A desculpa sempre é a mesma, falta recursos.Mas não falta recurso para pagar caché para artistas se apreaentarem na festa de ano novo la na orla do porto né. Pega inteligência moço, pois o povo está de olho.
20
2
Carlos Goncalo  27.12.18 08h59
Com via inaugura um PS que não tem av rua acesso de vias rapida. O samu e as ambulancia tem dificuldade para chegar ate este pronto socorro.
16
2