Cuiabá, Segunda-Feira, 22 de Dezembro de 2025
PROTESTOS NO CPA
30.10.2017 | 16h28 Tamanho do texto A- A+

Servidores ocupam Sefaz e fecham rua em frente ao Paiaguás

Atos estão sendo realizadas na tarde desta segunda por funcionários do Detran e da área meio

Alair Ribeiro/MidiaNews

Servidores ocupam saguão da Secretaria de Fazenda

Servidores ocupam saguão da Secretaria de Fazenda

CAMILA RIBEIRO E THAIZA ASSUNÇÃO
DA REDAÇÃO

Servidores de duas áreas do Governo do Estado realizaram protestos na tarde desta segunda-feira (30) no Centro Político Administrativo (CPA).

 

Os atos reuniram funcionários públicos da área meio do Poder Executivo e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que estão em greve há quase dois meses.

 

Os servidores da área meio ocuparam o prédio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). De acordo com Edmundo Cesar Leite, presidente do Sinpaig, o sindicato que representa a categoria, cerca de 300 pessoas participam do ato.

 

A mobilização faz parte de uma paralisação de 72 horas, aprovada pela categoria em assembleia realizada na última semana.

 

Os servidores cobram uma recomposição salarial que vem sendo discutida, conforme o Sinpaig, desde 2015.

 

Alair Ribeiro/MidiaNews

Protesto Detran

Servidores do Detran fecham entrada do Palácio Paiaguás

“Já estamos com essa discussão há algum tempo, em razão da defasagem dos nossos salários. O último reajuste ocorreu em 2014, ainda assim atingiu somente a metade do percentual que era pleiteado e que a nossa categoria merecia”, disse Edmundo Leite.

 

 A categoria é composta de cerca de 1,4 mil servidores, que atuam em todas as secretarias e órgãos do Poder Executivo.

 

“Desenvolvemos um trabalho complexo e essencial para o Governo. Temos como responsabilidades, por exemplo, o monitoramento dos indicadores da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o controle da dívida pública do Estado, gerenciamento das empresas em liquidação, atuamos com licitações, elaboração e gestão da folha de pagamento do Poder Executivo, elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), enfim uma série de atividades”, afirmou o sindicalista.

 

De acordo com o presidente do Sinpaig, o Governo alega não ter condições financeiras de conceder reajustes a categoria.

 

Segundo ele, no entanto, servidores de outras carreiras do Estado vêm tendo seus pleitos atendidos.

 

Os servidores aproveitam a manifestação para também se posicionarem contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Teto de Gastos, já aprovada em primeira votação na Assembleia Legislativa (AL).

 

O texto, elaborado pelo Poder Executivo, limita as despesas públicas em Mato Grosso, pelos próximos cinco anos.

 

“O problema é que essa PEC é prejudicial não só para os servidores, como também para a sociedade em geral, já que não haverá investimentos em áreas consideradas essenciais como a Saúde, Segurança e Educação”, afirmou o sindicalista.

 

Conforme Edmundo, a mobilização também ocorre em municípios do interior do Estado. Na Capital, membros da categoria voltarão a ocupar a Sefaz na próxima terça-feira (31) e outras secretarias na quarta (31).

 

O que nós cobramos é que o Governo nos atende e nos apresenta uma proposta

Servidores do Detran fecham entrada do Paiaguás 

 

Já os servidores do Detran protestaram para cobrar a atualização da tabela salarial. 

 

Com cartazes e tendas, eles fecharam a entrada do Palácio Paiaguás. 

 

De acordo com a presidenrte Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran), Daiane Renner, não há previsão para liberação da pista. 

 

"Estamos em mais um dia de mobilização para que o Governo nos apresenta uma proposta. Vamos ficar aqui por tempo indeterminado. O que nós cobramos é que o Governo nos atende e nos apresenta uma proposta", disse. 

 

 

Veja vídeo: 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

GALERIA DE FOTOS
Alair Ribeiro/MidiaNews

Protesto Detran

Alair Ribeiro/MidiaNews

Protesto Detran

Alair Ribeiro/MidiaNews

Sinpaig1




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
9 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

ANA  31.10.17 11h40
SERVIÇO DO DETRAN É BEM RUIM, PREDIO ANTIGO UM CALOR HORRIVEL LA DENTRO , POUCA GENTE ATENDENDO, MAS SEI QUE A GREVE DELES É LEGAL PELA LEI. PASSARAM NO CONCURSO PUBLICO TEM SEUS DIREITOS POR LEI. E ESTAO MANIFESTANDO GREVE PACIFICA DENTRO DA LEI. SERÁ QUE É O DETRAN OU O GOVERNO PESSIMO QUE TEM QUE MUDAR TUDO E PAGAR OS DIREITOS DELES??/
25
8
Rodrigo Silva  31.10.17 10h43
Todo ano essa mesma "palhaçada" pq esse sindicato não mostra a planilha de salário dos servidores do DETRAN, duvido que os 13milhões que estão desempregados se não aceitaria trabalhar, o atendimento é horrivel eles não tem credibilidade alguma para pedir ajuste. PRIVATIZAÇÃO JÁ.
15
20
carlos magalhães  31.10.17 10h39
vi a folha de pagamentos dos servidores do detran, sinceramente não vejológica na greve a não ser uso politico, salários variam de 1750,00 a 29.000,00 mil reais se este valor não esta bom peçam demissão porque aqui fora tem muita gente que daria a vida por metade destes salarios. só nos resta lamentar setor público que ganha melhores salários do pais viver em greve.
16
15
Carlos  30.10.17 22h05
Já passou da hora do governo privatizar esses serviços do Detran. Todo ano esse pessoal faz greve, tá claro que eles estão se lixando para o cidadão. Esses sindicalistas querem que o estado se explida. Não é possível que eles não saibam da situação financeira que o País passam. Se não vonvordam c o governo, peçam demissão. Tem 13 milhões loucos por essa vaga.
67
49
Ronaldo  30.10.17 19h27
Privatização dessa porcaria , e acaba logo com isso ! O serviço ruim desse Detran
69
38