O governador Pedro Taques (PSDB) culpou o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) pelo “atoleiro” que se tornou a rodovia federal BR-163, no Estado do Pará, por onde escoa parte da produção de grãos de Mato Grosso.
A estrada ficou intransitável por 15 dias por conta das fortes chuvas no local, entre o final de fevereiro e início de março.
Taques classificou como “incompetência” a atuação do departamento do Governo Federal.
“Por causa da BR-163 a supersafra corre risco. Com todo respeito, é a incompetência do Dnit. O Dnit tem que fazer a parte dele. Veja quantos quilômetros de estrada nós fizemos em dois anos de gestão e quanto o Dnit fez nesse mesmo período”, criticou o tucano, em conversa com a imprensa nesta segunda-feira (06).
A produção mato-grossense, que estava parada na estrada, já segue rumo ao porto de Miritituba (PA), após uma trégua das chuvas.
De lá, vai sair, nos próximos dias, as barcaças com soja e milho que terão como destino a Europa e Ásia.
O governador tucano defendeu que a União asfalte o trecho, que é de suma importância a Mato Grosso.
“Naquela região faltam 100 km de asfalto e Mato Grosso está tomando prejuízos em razão da União, que através do Dnit não faz seu papel”, disse.
Na última semana, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), chegou a afirmar que os buracos estavam levando a safra recorde "para o ralo".
“Dinheiro que estava na mesa, de uma grande colheita, está indo para o ralo, nos buracos das estradas. Dá pena de ver”, disse em entrevista ao Estadão.
Com a falta de pavimentação da BR, a estimativa do Governo é que o Estado perde ao ano R$ 1 bilhão, mesmo tendo o acesso por este caminho reduzido em 1 mil km aos portos do Arco Norte, se comparado ao transporte pelo Porto de Santos.
Com a projeção de aumento das exportações, o Estado poderá passar a perder R$ 2 bilhões.
O setor privado fez investimentos na ordem de R$ 7 bilhões na construção de portos na região Norte, esperando o asfaltamento, o que não ocorreu.
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8 Comentário(s).
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Anival 08.03.17 11h50 | ||||
Uma vergonha isso, como que privatiza as RODOVIAS federais, e cobra o FETAB dos agricultores e nosso IPVA... Existe outra rodovia alternativa onde temos a opção de escolher? Quem garante que a reforma tá sendo paga pelo governo? Quem fiscaliza isso? existe dados e despesas apresentadas pelas concessionárias que hj administra as rodovias? Pois, peguei a 364, sentido Rondonópolis e logo após o pedágio a estrada já estava deteriorada, com o asfalto cedendo devido ao peso dos caminhões...Cadê a fiscalização dos vereadores de cada municípios por onde essas rodovias passam e dos deputados estaduais?... Tem que passar pro Exército essas estradas e assim O Governo federal terá dinheiro pra pagar melhor os Soldados e com certeza o serviço será bem feito, e o pedágio seria mas barato e o dinheiro ajudaria nas despesas que tem a nossa Gloriosa Forças Aramadas. | ||||
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Natália 07.03.17 19h34 | ||||
Pura incompetência do DNIT, que só promete e não esta fazendo nada sair do papel. | ||||
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Felipe dos Santos 07.03.17 19h07 | ||||
É ridiculo quem critica o governo taques por uma coisa que é total de responsabilidade do governo Federal. Esses servidores só sabem xoramingar... culpa do DNIT, cujo responsável é o PR do SR Wellignton Fagundes. | ||||
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Lucas 07.03.17 18h21 | ||||
Além do Dnit, o Governo Federal e o Governo do Pará são totalmente responsáveis pela parte da BR 163 em questão. Parem com essa mania de perseguição onde tudo é culpa de Taques. | ||||
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Silva 07.03.17 18h05 | ||||
Uma das atividades do Governador é justamente essa, cobrar o governo federal melhores condições das estradas que atendem o maior produtor de grãos do Pais! | ||||
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