Cuiabá, Terça-Feira, 18 de Dezembro de 2018
POLÊMICA
12.07.2018 | 14h35 Tamanho do texto A- A+

Baleeiros da Islândia são acusados de matar gigante raro

A baleia azul é o maior animal do planeta e sua caça é proibida internacionalmente

(Hard to Port and Sea Shepherd/Reprodução)

DO EXAME

A Islândia está no meio de uma polêmica internacional. Na última segunda-feira (7), grupos de conservação da vida marinha publicaram fotos de uma imensa baleia abatida no país para comercialização que, segundo alegam, seria pertencente à espécie Balaenoptera musculus, popularmente conhecida como baleia-azul, o maior animal da Terra.

Medindo até 33 metros de comprimento e pesando mais de 200 toneladas na fase adulta (equivalente ao peso de 20 elefantes africanos combinados), as baleias-azuis foram caçadas à beira da extinção para fins comerciais em muitos países entre 1940 a 1960, quando passaram a ser protegidas pela Comissão Baleeira Internacional. Desde então, a caça às baleias está proibida.

As imagens divulgadas pelos grupos de conservação marinha Hard To Port e Sea Shepherd causaram  uma onda de preocupação mundial. Se for comprovado que se trata de uma baleia azul, será a primeira vez que um membro dessa espécie foi morto em meio século.

A empresa baleeira envolvida, pertencente ao caçador islandês de baleias e magnata da pesca Kristján Loftsson, afirma que o animal é um híbrido entre uma baleia azul e outra espécie e que, dessa forma, não teria cometido um ato ilegal.

A partir das fotografias, especialistas em baleias de várias partes do mundo parecem ser da opinião de que se trata de uma baleia azul jovem tendo como base o padrão da pele, a cor e forma da barbatana e o tamanho da cauda. Porém, não há consenso. Autoridades da Islândia vão realizar testes genéticos para determinar a espécie da baleia, um processo que pode demorar meses.

A Islândia vende quase toda a sua carne de baleia para o Japão, um dos poucos países que rejeitam o acordo internacional para proteger as baleias. Porém, se for comprovado que o animal é uma baleia azul, então a carne não pode ser legalmente comercializada.

Com uma população global estimada entre 10.000 e 25.000 espécimes, a baleia azul é listada pela União Internacional para a Conservação da Natureza como “ameaçada” de extinção. Antes do início da caça comercial no século 20, a população de baleias azuis era estimada em 200 mil.

 

Fonte: https://exame.abril.com.br/mundo/baleeiros-da-islandia-sao-acusados-de-matar-gigante-raro-a-baleia-azul/




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia