Bernardinho não se confirma na seleção
Treinador diz que ainda não conversou com o presidente da CBV, Ary Graça
Luiz Doro/adorofoto
Bernardinho comandou nesta segunda (24) a descontraída apresentação da Unilever para a próxima temporada
Presidente da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), Ary Graça já declarou publicamente que Bernardinho continuará no comando da seleção brasileira masculina de vôlei. Porém, curiosamente, o próprio treinador não confirma a informação: em sua primeira aparição pública após as Olimpíadas de Londres, o técnico se esquivou quando questionado se havia renovado o contrato:
- Não falei com o doutor Ary ainda, não tem nada...
A falta de oficialização pode ter uma explicação: enquanto Bernardinho aproveitou as últimas semanas para descansar, Ary Graça esteve envolvido na campanha que culminou com a sua eleição para presidente da FIVB (Federação Internacional de Vôlei). Como a seleção agora só volta a jogar no ano que vem, a questão não chega a prejudicar o time nacional.
No último dia 17, Bernardinho retomou a sua rotina como treinador da Unilever, um dos principais times femininos de vôlei do Brasil. E, apesar desta função, ele não se negou a responder uma pergunta sobre as novas lideranças da seleção brasileira masculina “supondo que ele também continue como técnico lá”:
- Provavelmente o Murilo será o novo capitão. Mas tem o Bruno... também ainda não sei da intenção do Murilo em continuar, mas, independente disto, acredito que os dois serão as lideranças que são importantes nesta continuidade. O Lucão também é um cara importante, assim como o Sidão. O Wallace é um jovem que tem condições de, pelo menos, seguir aí, tem muita gente, mas há um processo de reconstrução. E eu até já disse ao Murilo que há uma responsabilidade muito grande neste ciclo olímpico em função da importância desses anos e da capacidade que ele demonstrou. Apesar dos problemas no ombro, o Murilo fez uma excelente Olimpíada.
Zé Roberto
Na temporada 2012/2013 de clubes, Bernardinho terá pela frente um velho conhecido: José Roberto Guimarães, dono de três ouros olímpicos (Barcelona 1992 com os homens e Pequim 2008 e Londres 2012 com as mulheres), que está à frente da nova equipe da Amil/Campinas.
Desde 2004, os dois vitoriosos treinadores romperam relações, supostamente porque Fernanda Venturini (levantadora da seleção à época e esposa de Bernardinho) estaria levando DVDs com lances da equipe para o marido analisar e lhe orientar. Recentemente, no entanto, Zé Roberto deu declarações em que se mostrou disposto a esquecer o entrevero.
Visivelmente desconfortável com o assunto, Bernardinho se limitou a dizer que, até o momento, não foi procurado pelo colega de profissão:
- Prefiro não falar sobre isso. Se ele reviu a posição e quer falar alguma coisa, tem que vir conversar comigo, não através de vocês (imprensa). Mas não será problema nenhum jogar contra ele. É um grande treinador com uma grande equipe.
Ao lado da líbero Fabi, Bernardinho comandou a descontraída cerimônia de apresentação da Unilever nesta temporada. Entre os destaques da equipe estão a levantadora Fofão, a ponteira Natália, a oposta canadense Sarah Pavan e a estrela americana Logan Tom, que não pôde comparecer ao evento por ainda não ter conseguido tirar o visto exigido pelo Brasil.
O primeiro desafio da equipe será o Campeonato Carioca, onde já entra na fase semifinal, programada para 5 de outubro. Em busca de seu décimo título estadual, a equipe jogará contra um adversário que saíra da disputa entre Fluminense, Volta Redonda, Botafogo e UFRJ.
*A repórter foi ao Rio de Janeiro a convite da Unilever
Comentários (Nenhum)