Pesquisadores japoneses inventaram uma locomotiva com asas que fazem o veículo "voar". Desenvolvido na Universidade de Yusuke Sugahara, o veículo consegue levitar pouco acima do chão. De acordo com o jornal inglês Daily Mail, a vantagem da tecnologia é a falta de contato com o solo, que permite atingir alta velocidade sem gastar muita energia, já que o atrito é reduzido.
A nova locomotiva não é a primeira a usar o conceito de flutuar sobre uma linha. Trens do tipo maglev (magnetic levitation ou "levitação magnética") utilizam imãs poderosos que permitem o movimento pouco acima do solo. Os maglev, no entanto, precisam enfrentar o vento sob o fundo do veículo, enquanto o trem voador usa o ar em favor da tecnologia de propulsão.
A desvantagem do novo trem é que o transporte herda alguns problemas dos aviões. Ainda é difícil, por exemplo, manter o fundo em paralelo com o solo. Embora o protótipo tenha um sistema que controla as trepidações, a invenção não está suficientemente pronta para proporcionar uma viagem suave.
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