Katiana Pereira/MidiaNews
A Tropa de Elite de Mato Grosso é uma das referências em matéria de operações especiais no Brasil
A Tropa de Elite de Mato Grosso abriu os portões do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e mostrou ao MidiaNews por que está entre as melhores tropas policiais especializadas em combates urbanos e rurais do Brasil. O batalhão é, hoje, uma referência no Brasil.
O Bope atua em Mato Grosso desde 1988, com a criação da Companhia de Operações Especiais (COE), constituída com a finalidade de preencher a lacuna no combate ao crime organizado.
Com o desmembramento do batalhão da 2ª Companhia (Rotam), em 2009, o Bope passou a ser constituído somente pelo efetivo remanescente da Companhia de Operações Especiais e, hoje, é formado por aproximadamente cem policiais militares, que atuam nas mais diversas funções.
O Bope não foi criado para ser a solução para os problema da Segurança Pública. Mas, sim, para garantir que o Estado se faça presente onde, e quando, for necessário.
O batalhão atua no combate ao crime organizado, na captura ou neutralização de seus agentes; captura de bandidos, fortemente armados e entrincheirados; resgate de pessoas mantidas reféns; controle em rebeliões de presos.
O Bope também presta apoio ao Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), nas escoltas de presos de alta periculosidade. A Tropa de Elite de Mato Grosso é especializada em operações especiais de longo período, em áreas rurais e terrenos pantanosos.
Missão cumprida
Em situações extrema de insegurança, o batalhão deve prover o negociador e planejar a melhor forma de devolver a segurança ao cidadão. Em alguns casos, quando não há mais como negociar, o militar do Bope terá que usar o tiro de comprometimento. Isso ocorre quando uma pessoa é tomada como refém e já se esgotaram todas as possibilidades de negociação. Nesse caso, é matar o bandido e impedir que o refém morra.
Em situações como essa, entra em ação o "sniper", o atirador de precisão. Cabe a esse policial a missão de abater o bandido, com um único tiro e salvar o refém. Não há possibilidade de haver o mínimo erro, por isso os militares do Bope usam o lema: “Missão dada é missão cumprida”.
Caveiras
Os militares do Bope usam a caveira como símbolo e assim são conhecidos. A caveira simboliza o raciocínio, inteligência e a missão para as "Operações Especiais". A faca na caveira simboliza a vitória da vida sobre a morte.
Esses policiais estão prontos para o enfrentamento 24 horas por dia. Eles são colocados em ação nos momentos mais críticos de insegurança pública. Os Caveiras são os policiais mais bem treinados e preparados de todo o Estado. Um seleto grupo de militares que fizeram do Bope a sua filosofia de vida.
Um Caveira tem que seguir onze mandamentos essenciais ao desempenho de sua função: agressividade controlada, controle emocional, disciplina consciente, espírito de corpo, honestidade, iniciativa, lealdade, liderança, perseverança e versatilidade.
Ingresso no Bope
Para ingressar no Bope, o policial militar deve se inscrever no Curso de Operações Especiais (Coesp) ou no Curso de Ações Táticas (CAT). Os dois cursos são oferecido pelo Estado para soldados, cabos e sargentos. Os que não conseguem concluir todas as etapas de cada curso são desligados.
O CAT tem duração de aproximadamente 50 dias e um custo estimado em R$ 400 mil cada turma. Os operadores são preparados com técnicas de tiro especial, negociações, operações em selva e patrulha.
Já no Coesp, que tem custo médio de R$ 900 mil, os militares ficam até cinco meses estudando e treinando táticas de enfrentamento. O curso prepara os militares para operar, planejar e treinar outros policiais. Eles fazem curso de mergulho em queda livre, salto de paraquedas e trabalho em montanha.
Os aprovados no curso do Coesp também passam por aprendizagem de artes marciais, como jiu jitsu, muay thai e kombate. Além do treino específico para a atividade policial.
O comandante do Bope, major Jonildo José de Assis, disse ao MidiaNews que não é fácil e nem barato treinar um profissional para ingressar na Tropa de Elite.
“Não é fácil formar um policial para o Bope, e também não é toda pessoa que pode se candidatar. O militar que quer ser um caveira tem que ter uma carreira com postura irrefutável, não admitimos nenhum tipo de desvio de conduta. Esse policial vai passar por exames de saúde, psicológico, testes físicos. Somente depois que passar nesses filtros, ele será chamado para fazer o curso. Se passar, ele tem o compromisso de ficar pelo menos dois anos na tropa. É um curso de alto valor, é muito caro formar um policial do Bope”, explicou o major.
Cursos de especialização
O Bope de Mato Grosso é a única Polícia que forma atiradores de precisão. O capitão Marcos Eduardo Paccola é considerado um dos melhores snipers do Brasil, e é instrutor no curso de atirador policial de precisão.
Paccola já capacitou policiais que atuam em Unidades de Operações Especiais de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pará, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Alagoas e Maranhão.
Atualmente, o Bope está capacitando policiais para atuarem como explosivista. O capitão Fabiano Pessoa recebeu esse mesmo treinamento na Colômbia. Agora, ele é o responsável por disseminar o conhecimento para outros policiais.
"Novo Cangaço"
O Bope é essencial nos casos de envolvem assaltos com reféns. Em 2011, a Tropa de Elite saiu à caça de quadrilhas que atuam na modalidade Novo Cangaço.
Os Caveiras usam táticas de buscas na selva, uma especialidade o Bope de Mato Grosso. O capitão Fernando Santiago revelou que é preciso muito preparo para enfrentar situações desse tipo.
“Em 2011, passei praticamente cinco meses fora de casa, somente resolvendo situações desse tipo. Somos chamados para caçar os bandidos, já chegamos com mais de seis horas de diferença, no local do assalto e conseguimos rastrear. As constantes ações do Bope diminuíram o poderio de quadrilhas Novo Cangaço. A missão nunca é fácil, mas somos preparados para suprir as dificuldades. Não sabemos o que vamos encontrar, mas estamos preparados para o que vier”, disse Santiago.
Estrutura
Atualmente, o Bope possui uma Companhia de Intervenção Tática, constituída pelos Caveiras. Eles são responsáveis por realizar as operações policiais de alta complexidade.
O Batalhão possui ainda uma Companhia de Gerenciamento de Crises e Contra Terror, constituída de policiais militares especialista da área de negociação, explosivos, e tiro policial de precisão. Os Caveiras também são responsáveis pela Companhia de Intervenção Tática, que é usada para resolução de situações consideradas de altíssima complexidade.
O Bope possui também a companhia de comando e serviço, que é constituída de policiais militares responsáveis por atuar na segurança das instalações, controle e manutenção dos armamentos e equipamentos.
Existe também um Núcleo de Inteligência formado por policiais militares que fazem o levantamento de informações para planejar as operações. A seção administrativa é constituída de policiais militares responsáveis pelas atividades de controle dos recursos humanos, planejamento e estatística.
Judô Bope
O batalhão mantém o projeto Judô Bope, que atende 300 crianças de quatro a 16 anos. Não há custo nenhum para os aprendizes, que ganham até o quimono.
Para participar, os menores devem estar estudando, precisam de uma autorização dos pais. Quem faltar três aulas é desligado do programa. Também não é permitido que alunos usem o que aprenderam em brigas de rua ou competições.
O sargento Adalberto Correa Júnior é o idealizador e explicou que a finalidade não é apenas dar aulas de artes marciais, mas sim formar cidadãos.
“Damos o curso de judô, mas o foco principal é a disciplina. Temos esse diferencial das outras academias. Queremos que nossos discípulos aprendam a ter disciplina e a ser cidadãos de bem. Nossas regras são rígidas e levamos todas a sério. Os alunos tem que saber que fazem parte do Bope e isso é uma grande responsabilidade”, disse.
O projeto foi executado com doações de médicos, empresários, e voluntários que reformaram o tatame e adquiriram os quimonos.
Comentários (19)
O QUE VOU DIZER PODE ATÉ SER ESTRANHO, MAS NUNCA ME EMPOLGUEI A TRABALHAR NESSE BATALHÃO, POIS VOU TER QUE FICAR A DISPOSIÇAO EXCLUSIVA DO SERVIÇO, NAO VOU TER TEMPO PRA MINHA FAMILIA, PIOR QUE VOU GANHAR O MESMO SALARIO QUE OS DEMAIS QUE TRABALHAM NO CONVENCIONAL. CONFESSO QUE ADMIRO MUITO O TRABALHO DESSES GUERREIROS, MAS SEM UM INVESTIMENTO E BOM SALARIO NAO DÁ PRA ENCARAR. A MAIORIA DESSES COMPANHEIROS VIVEM NUMA MISERIA, MORAM EM CASA DE COHAB, AS VEZES NEM UM CARRO OU UMA MOTO DESCENTE NAO TEM. PORTANTO PREFIRO FAZER O BASICO.
enviada por: ADRIANO Data: 20/12/2012 11:11:45
o batalhao de operacoes especias o bope , e um grupamento preparado para qualquer missao e realiza-la com sucesso , por isso sao chamados de caveiras porque eles resolve mesmo .
enviada por: lucas alves da silva Data: 03/12/2012 22:10:57
Parabéns á todos os caveiras guerreiros merecedores de todas homenagens e elogios, pois se doam ao seu trabalho muitas vezes correndo riscos de vida. Esses homens são exemplos de honestidade e lealdade. Onde o BOPE está o bem sempre vence o mal, pois são preparados e qualificados para isso.
enviada por: Daiana Silva Data: 02/04/2012 14:02:25
Só falta aprender a PRENDER BANDIDOS, PRINCIPALMENTE OS LADRÃOES DE CAIXA ELETRÔNICOS E LADRÕES DE VEÍCULOS
enviada por: Marcos Silva Data: 02/04/2012 11:11:58
O ESTADO DE MATO GROSSO DEVIA DAR MAIS ATENÇAO AOS POLICIAIS MILITARES QUE ESTAO ATUANDO EM OPERAÇOES DE RISCO PRECISA DAR MAIS VALOR AO POLICIAL MILITAR MELHORAR O SALARIO MELHORAR AS ESTRUTURAS ENFIM SOU POLICIAL MILITAR A 22 ANOS E AMO O QUE FAÇO QUE DEUS ESTEJE SEMPRE COM OS MAIKS
enviada por: LUIZ COSTA Data: 02/04/2012 11:11:42
Caro José da Silva, sou cidadão como vc e tbém defendo o preparo e a formação dos nossos policiais, mas tbém levo em consideração além disso, o tamanho do nosso estado e o efetivo policial que são reduzidos, além do pouco investimento em inteligência. Quanto ao papel do BOPE, esta mais que provado que esses homens são a força suprema Policial, portanto devem atuar em condições especiais. O combate ao crime de roubo na modalidade Novo Cangaço deve ser realizado por todos, especialmente a Inteligência policial. O que temos que cobrar dos nossos governantes é o investimento em segurança como em tecnologia a Policia Civil, que falar a verdade ultimamente só tem as estatisticas do crime, e não realiza o seu papel de investigação e antecipação, a valorização dos nossos policiais, entre outros.Portanto meu amigo, o BOPE é muito mais do que vc pensa. Abraços
enviada por: Gerson Data: 02/04/2012 11:11:21
Googles(pra quem não sabe o nome desse tipo de oculos) da Oakley, excelente escolha...
enviada por: Anderson Data: 02/04/2012 09:09:49
Parabéns aos policiais do BOPE, nos dias de hoje tendo uma equipe de trabalho totalmente especializada não só nos curso que são necessários para ingressar-se no BOPE como em outras atividades dentro do batalhão, e parabéns a toda a policia militar pois enquanto os homens do BOPE estão cumprindo missões nos mais variados polos do estado de MT são os nossos irmãos que vivem em contato direto com a sociedade que fazem a segurança de nossas famílias.
enviada por: M. Lacerda Data: 02/04/2012 08:08:13
NÃO RESTA DÚVIDA QUE TEMOS O MELHOR BOPE DE TODO BRASIL, NA FUNÇÃO DE PATRULHAMENTO RURAL NA FUNÇÃO DE TIME TÁTICO E UMA SÉRIE DE MISSÕES QUE NOSSO BOPE DESEMPENHA, A PARTIR DO DESMEMBRAMENTO DE BOPE (UM BATALHÃO) ROTAM (BATALHÃO), TODOS GANHARAM COM ISSO, CADA UM DESSES BATALHÕES TEM SUA ESPECIALIDADE E FINALIDADE, ISSO É DE GRANDE ORGULHO AO POVO DE MT, O BATALHÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS TEM GRANDES SERVIÇOS PRESTADOS A NOSSO ESTADO, O BATALHÃO ROTAM TEM SUAS QUALIDADES, OS BATALHÕES CONVENCIONAIS TEM SUAS GRANDES QUALIDADES, DIGO SEMPRE SÃO GRANDES HERÓIS, QUE TRABALHAM EM APENAS 02 NA VTR E SÃO SEMPRE OS QUE ESTÃO PRIMEIRAMENTE NO CONFRONTO, DESEMPENHAM COM EXCELÊNCIA SUAS FUNÇÕES, NOSSO CIOPAER (GRUPAMENTO AÉREO), RESGATE DE VIDAS E OCORRÊNCIAS DE AUTO-RISCO, O RETORNO DO BATALHÃO AMBIENTAL, O RETORNO DA P.R.E E BATALHÃO DE TRANSITO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NOSSO ESTADO QUE SEGUE RUMO A COPA DE 2014, PARABÉNS A NOSSO BOPE QUE SEMPRE CONSIDEREI COMO UM DOS MELHORES DO BRASIL E AGORA VEM ESSA CONFIRMAÇÃO, PARABÉNS A TODOS NOSSOS POLICIAIS DE BATALHÕES DE ÁREA QUE ESTÁ NO CONFRONTO DIRETO, PARABÉNS AOS POLICIAIS DO BATALHÃO ROTAM AO QUAL FAÇO PARTE E SINTO ORGULHO DE SER A APROXIMADAMENTE 10 ANOS DESSA UPM, PARABÉNS AOS NOSSOS ADMINISTRATIVOS ENFIM PARABÉNS A TODOS OS NOSSOS POLICIAIS MILITARES DE TODO NOSSO ESTADO, A AQUELES QUE JA FORAM PARA A RESERVA, AOS QUE ESTÃO A DISPOSIÇÃO DA FORÇA NACIONAL, REPRESENTANDO NOSSO MT, PARABÉNS AO PROJETO DO BOPE DE JUDÔ, QUE VEM QUEBRANDO UM GRANDE PARADIGMA COM A SOCIEDADE, LEVANDO EDUCAÇÃO E ESPORTE, DANDO ASSIM INCENTIVO A NOSSAS CRIANÇAS (FUTURO DE NOSSO PAÍS E DE NOSSO ESTADO), UM GRANDE ABRAÇO A CADA UM POLICIAL MILITAR DOS QUATRO CANTOS DE NOSSO ESTADÃO DE MATO GROSSO!!!
enviada por: ELIZEU ROTAM Data: 02/04/2012 08:08:08
Que alem de tudo isso, predomine, o bom senso e a honestidade nestes honrrados \"policiais\"
enviada por: bazileu tolentino filho Data: 02/04/2012 08:08:03
PREPARADOS ELES ESTÃO... ENTÃO PERGUNTO: PORQUE MATO GROSSO ESTÁ EM 3ºLUGAR EM ASSALTO DE BANCO??? PORQUE TODO DIA MORRE UMA PESSOA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA EM MATO GROSSO??? ESSA CONTA NÃO ESTÁ FECHANDO... NÃO ADIANTA TER UM BATALHÃO DE ELITE, ENQUANTO OS DEMAIS PM\'S E A POLÍCIA CIVIL ESTÁ DESPREPARADA E INEFICIENTE PARA TRATAR DO ARROZ COM FEIJÃO!!! COM A PALAVRA A SECRETARIA DE INSEGURANÇA...
enviada por: José da Silva Data: 02/04/2012 07:07:49
Essa matéria parece encomendada e institucional, para gringo ver (viva copa 2014). Ela NÃO representa a realidade vista nas ruas das cidades de MT, em que os cidadãos estão reféns do medo e da violência (isso é fato). Só se fala em Copa e obras, enquanto o cidadão honesto e trabalhador reza quando sai de casa, sem saber se voltará vivo ou em um caixão.
enviada por: Jonas Souza Data: 02/04/2012 07:07:28
É ISSO AI GALERA, PARABENS!!!!
enviada por: Marcela Sales Data: 01/04/2012 23:11:46
não sí esqueça dos convecionais ,eles q dão segurança p os caveiras e seus familiares e após o filme trópa de elite se criou uma fixissão muito mau de quem atua em RP
enviada por: augusto mario Data: 01/04/2012 21:09:02
Os policiais do Bope estão mto preparados isso realmente é indiscutivél, só nao estão valorizados em relação ao salario, infelizmente a PM hoje é uma das classes de funcionarios publicos mais desvalorizadas em relação salarial, não foi atoa q 27 PMs entraram no ultimo concurso da policia civil, e o proximo com certeza sera maior o numero de PMs buscando uma instituição q os valorize..
enviada por: Fortes Data: 01/04/2012 18:06:31
Está mais do que na hora desses policiais serem valorizados e terem remuneração diferenciada. E ainda, como essa noticia não sai a nível nacional...Parece que os jornalistas gostam de mostrar somente o ruim de Mato Grosso.
enviada por: Luisa Data: 01/04/2012 17:05:38
AQUI EM MT O BOPE É A MELHOR REFERÊNCIA DE HOMENS MUITÍSSIMO BEM PREPARADOS PARA COMBATER QUALQUER TIPO DE CRIME!SÃO HOMENS DE ALTÍSSIMO PREPARO,HONESTIDADE,CORAGEM E DISPOSIÇÃO. E SÓ PARA CORRIGIR,ADALBERTO(CAVEIRA RESPONSÁVEL PELO JUDO BOPE)É SARGENTO E NÃO CAPITÃO.ALIÁS,UM DOS MELHORES DO ESTADO! PARABÉNS AOS NOBRES HOMENS DE BOPE DA PM-MT.VCS SÃO UM ORGULHO PARA NOSSA SOCIEDADE!
enviada por: HELEN Data: 01/04/2012 17:05:24
Beleza, mas quem fez essa pesquisa? Algum instituto marca \"votê\"?
enviada por: Roberto Marques Data: 01/04/2012 17:05:19
Parabéns ao BOPE, pude ver nas fotos o Ten.Cel.Sampaio, homem sério e perfeito para o BOPE. O que a nossas autoridades precisa é dar mais condições a estes profissionais para que eles possam viver sempre unidos e seguros, e que qualquer problema que possam enfrentar não sejam entregue as autoridades para que sejam julgados . Estes nasceram apaixonados pela profissão, este é o lema.
enviada por: FLAVIO RIVERA Data: 01/04/2012 16:04:02