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Colégio Maxi, de Cuiabá, teve a melhor média no Enem, entre as escolas de Mato Grosso
O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira (22) as notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio realizado no ano passado. Em Mato Grosso, a lista aponta contrastes entre o ensino privado e público. Das 20 escolas que obtiveram as melhores médias, 18 são particulares e duas são federais
O Colégio Maxi, em Cuiabá, obteve a melhor colocação, ficando no 432º lugar geral, em uma lista com 10.076 escolas em todo o país. A média geral obtida pelos 233 alunos participantes do Maxi foi de 620.664.
A segunda colocação ficou com a Escola do Farina, também de Cuiabá, que obteve média 603.914, com a participação de 55 alunos - garantindo a 858ª colocação, na listagem geral.
Entre as escolas públicas, o IFMT (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso) teve o melhor resultado, com média a 596.390, ficando na 1084ª colocação no ranking nacional. O campus do IFMT, de Bela Vista, teve média 594.946.
Apenas escolas com mais de 50% de participação, e o mínimo de 10 alunos, foram consideradas. Veja as notas por escola clicando AQUI.
Interior
No interior, a Escola Albert Einstein, de Jaciara (110 km ao Sul de Cuiabá), teve a média 599.122, e ficou no milésimo lugar, na listagem nacional.
Em Sinop, a melhor média ficou com a escola particular Regina Pacis, com média 591.561. Na vizinha Sorriso, o destaque foi a Escola de Educação Básica São José, com média 585.443.
A Escola Cenecista de Juara também obteve uma boa média estadual 585.362, e garantiu a oitava colocação.
Média nacional
A maior nota entre as escolas do país é a do Objetivo Colégio Integrado, de São Paulo, que obteve média geral 737.152. A escola pública com a melhor nota geral é o Colégio de Aplicação da UFV (Universidade Federal de Viçosa), em Minas Gerais, com nota 704.285.
Critério de avaliação
As notas levam em conta as médias obtidas pelos alunos de cada escola que participaram do Enem em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática), e também na redação.
A média final, no entanto, não leva em conta a nota da redação que, segundo o MEC, usa critérios subjetivos e não utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), como as outras provas. "Critério de avaliação da redação é muito subjetivo. Levamos em consideração apenas as provas objetivas no cálculo da médio final", disse o ministro Aloizio Mercadante.
Escola | Cidade | Nota | ||
COLÉGIO MAXI | CUIABÁ | 620,66 | ||
ESCOLA DO FARINA | CUIABÁ | 603,91 | ||
E P E I E F E M ALBERT EINSTEIN | JACIARA | 599,12 | ||
IFMT - CAMPUS - CUIABA | CUIABÁ | 596,39 | ||
IFMT - CAMPUS - BELA VISTA | CUIABÁ | 594,94 | ||
COLÉGIO REGINA PACIS | SINOP | 591,56 | ||
CENTRO DE EDUCAÇÃO BASICA SAO JOSE | SORRISO | 585,44 | ||
ESCOLA CENECISTA DE JUARA | JUARA | 585,36 | ||
ESCOLA PRESBITERIANA DE ALTA FLORESTA | ALTA FLORESTA | 585,32 | ||
COLEGIO SALESIANO SAO GONCALO - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA | CUIABÁ | 585,03 | ||
CE PIAGET ENSINO DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAUS | LUCAS DO RIO VERDE | 583,47 | ||
COLÉGIO LA SALLE | LUCAS DO RIO VERDE | 581,41 | ||
COL DE EDUC BASICA CRISTHIANE ARCHER DAL BOSCO | SINOP | 576,67 | ||
ESCOLA CENECISTA SANTA ELISABETE | SINOP | 574,96 | ||
SALESIANO SANTO ANTONIO - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA | CUIABÁ | 571,64 | ||
COLÉGIO NOTRE DAME DE LOURDES | CUIABÁ | 570,76 | ||
CENTRO EDUC ALBERT EINSTEIN COLEGIO MASTER | CUIABÁ | 570,72 | ||
COLÉGIO ISAAC NEWTON - ITA MEDICINA | CUIABÁ | 570,53 | ||
COLÉGIO MAE DA DIVINA PROVIDENCIA | PRIMAVERA DO LESTE | 569,61 | ||
CENTRO EDUCACIONAL PRIMAVERA | PRIMAVERA DO LESTE | 568,66 |
Comentários (10)
O problema da educação pública via muito além de professores e qualidade do ensino. Existe toda uma construção social que existe dos alunos fora da escola que influencia o seu aprendizado. A escola é um instrumento para desenvolvimento, mas não faz milagres. A realidade dos alunos de escolas publicas e particulares são muito diferentes.
enviada por: Eduardo Data: 23/11/2012 15:03:53
Parabéns às 20 escolas melhores colocadas. O ENEM, na certa, traz em suas provas conteúdos de aulas de escola particular e não de escola pública, e isso dificulta qualquer aluno de escola pública fazer uma boa prova. O ENEM deve rever seu conteúdo de prova ou os alunos de escola pública nunca irão se dar bem. Este é o meu comentário.
enviada por: valter Data: 23/11/2012 14:02:34
aí para tapar o sol com a peneira, o governo da cota e financiamento no ensino superior para esses alunos que estao bem abaixo da media fundamental
enviada por: valdirene Data: 23/11/2012 14:02:02
Infelizmente é uma triste realidade que ocorre em nosso país, efeito \"X\", onde os alunos que estudou sua inteira formação em uma escola particular, tende a ingressar em uma faculdade publica, os que tiverã o formaçã em escola publica, tende a ingressar em uma faculdade particular. Os professores são os mesmos, salários não muito diferentes, os governantes tem que atuar mais, senão sempre será uma competição desleal.
enviada por: Luis Mauricio Data: 23/11/2012 13:01:04
Marcioney Lopes, escolas particulares tbem tem aluno problema. O sr está equivocado afirmando q os professores não estão nem aí pra educação. O fato é que enquanto as particulares trabalham com tecnologia de ponta, as estaduais só tem quadro negro, giz e a saliva e suaor do prfessor. Para o sr saber, os professores sãos profissionais que tem mais cursos de capacitação, especialização, mestrado e doutorado. Falta comprometimento do Estado em equipar as salas e comprometimento dos pais em acompanhar a vida escolar de seu filho
enviada por: maria isabel Data: 23/11/2012 12:12:26
Caro José, cabe aos pais, e principalmente aos alunos, cobrarem as aulas que não foram dadas, mas todo mundo acha isso normal, até bom não ter aula pois aí vão bater perna/namorar no shopping ou nas praças de Cuiabá.
enviada por: Silvana Data: 23/11/2012 11:11:30
Não dá para comparar escola pública com particular. A pública tem alunos da classe baixa (trabalhadora) com problemas sociais graves, muitos alunos em sala de aula, professores contratados por concurso público que não estão nem ai pra educação, muitos alunos trabalham para ajudar na renda familiar. E vai exigir que passem com nota máxima??? ai é querer um milagre.
enviada por: Marcioney Lopes Data: 23/11/2012 11:11:26
Essa é a realidade, infelizmente. As escolas particulares se destacam por serem mais rígidos com horários, com matérias e cobranças nos alunos. Enquanto as públicas são repreendidas pelos próprios alunos, onde muitos deles não respeitam os professores e diretores. Um absurdo. Enquanto a particular tem toda uma estrutura e regras para que os alunos participem das aulas, cumprem com seu papel. As públicas não tem estrutura nenhuma e tão pouco os alunos levam a sério os estudos, a qual é primordial para qualquer cidadão, pois, são os estudos que garantem um futuro melhor. Resumindo, é necessário as autoridades tomarem maiores iniciativas e dar mais valor a educação do nosso País, mudar a qualidade das escolas e do ensino. Basta apenas força de vontade. Melhorando a Educação e a Saúde, tudo contribuirá para o resto fluir melhor.
enviada por: F. Ribeiro Data: 23/11/2012 10:10:21
somente duas escolas federais foram classificadas entre as 20, não tem como as escolas públicas estaduais concorrem com as particulares, pois nas estaduais não se cobra e não dão conteúdo aos alunos, enquanto as particulares o o IFMT tem aulas das 7:00 as 12:00 as estaduas começam as 7:30 as 11:00. isso quanto tem aula pois muitas vezes morre a mãe da diretora, da professora o cachorro da vizinha da professora o primo do primo da diretora (exagerei um pouquinho), ai a escola esta de luto NÃO TEM AULA os alunos voltam para casa feliz mal sabendo que futuro terão. detalhe a diferença de salario da pública para privada não e tão grande, confirme no portal transparência da SAD
enviada por: José Data: 23/11/2012 09:09:53
Só resta aos sistemas educacionais caminharem para a escola em tempo integral, com no mínimo 6 horas por dia, não porque seja comum nos países desenvolvidos, mas porque não temos outra saída, se não ensinarmos mais e melhor.
enviada por: saulo fonseca Data: 22/11/2012 23:11:18