Rogério Florentino / Olhar Direto
Simpatizante de candidata usa camiseta de torturador e gera revolta
Um participante do evento de lançamento da candidatura da tenente-coronel Rubia Fernanda Diniz (Patriota) ao Senado gerou revolta por vestir uma camiseta do ex-coronel do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, condenado antes de morrer por crimes de tortura durante a Ditadura Militar no Brasil.
O homem, de identidade desconhecida, vestia uma blusa com os dizeres “Ustra Vive”. Na parte de trás, a roupa dizia: "Contra toda forma de comunismo, Brilhante Ustra".
O secretário-geral do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (SINPAIG-MT) chegou a enviar uma nota à imprensa criticando o Patriota por não repreender o simpatizante da candidata.
“Para quem não sabe, Brilhante Ustra foi um assassino, sequestrador e torturador da Ditadura militar. Assassinou dezenas de inocentes, sequestrou pais e mães de família que, sem qualquer julgamento eram jogados nos porões do DOI-CODI, onde comandou e praticou centenas de seções de tortura de irmãos brasileiros, fossem homens ou mulheres”, disse.
“É um horror ver uma sociedade que aceita conviver com esse tipo de gente. E pior ainda, ver um partido que prega a ‘defesa da família’ e respeito a Deus, socializar com quem defende um criminoso condenado pela justiça por crimes tão horrendos, como torturar, estuprar e matar seus semelhantes”, acrescentou.
Ustra chegou a ser chamado de “herói nacional” pelo presidente Jair Bolsonaro, que participou, por meio de vídeo, do lançamento da candidatura da tenente-coronel. Desde então, seus apoiadores vêm utilizando vestimentas que enaltecem o ex-coronel do Exército.
Ele morreu em 2015, aos 83 anos. O DOI-Codi, citado pelo sindicalista, era o órgão de repressão política no período do governo militar.
Leia mais sobre o assunto:
Por vídeo, Bolsonaro lança coronel ao Senado: “Entra para vencer”
Comentários (15)
Que gente é essa...????!!!! Absurdo!!!!
enviada por: Marco Data: 12/03/2020 17:05:37
ele ustra luto contra comunismo aff tem que estudar mas em , quem o apoia ou simpatiza não bate bem não em, eu em DEUS o livre de gente assim
enviada por: katiuscya Data: 12/03/2020 14:02:21
É criticado por usar na camiseta a foto de um brasileiro que lutou contra a implantação do comunismo no Brasil. Agora se fosse foto de Fidel Castro, Che Guevara ou Lula não haveria essa Histeria. Quanta incoerência e Hipocresia.
enviada por: Luis Fernando Data: 12/03/2020 11:11:10
Qualquer caso que venha de encontro ou tenha alguma coisa relacionado a violência, eu não concordo, precisamos de pessoas que lutem pelo povo, pois de bandidagem já tem muito.
enviada por: MARCO Data: 12/03/2020 10:10:33
Eu fico revoltado com as camisetas do Lula.
enviada por: vitor Data: 12/03/2020 09:09:08
É incrível o nível desses participantes, por isso foi um sucesso de publico...
enviada por: Paulo Data: 12/03/2020 08:08:54
NOJO!
enviada por: Nádia Data: 12/03/2020 08:08:19
E tantos outros que idolatram Che Guevara, Fidel Castro, Muduro, Marighella, Lula da Silva, Dilma, e muitos outros corruptos e assassinos? Não há nada a dizer?
enviada por: douglas Data: 12/03/2020 08:08:09
Usar camiseta estampada o Lula ou Che Guevara pode?
enviada por: Gustavo Data: 12/03/2020 08:08:06
Normal, esse pessoal do Bolsonaro defende abertamente à tortura,são pessoas da extrema direita que existem desde a idade média no feudalismo medieval durante a santa inquisição onde chegavam ao ponto de queimar pessoas vivas na fogueiras...
enviada por: Luciana Data: 12/03/2020 08:08:06
Cristã, mulher e policial diz ser a candidata do bolsonaro. É, este mesmo sujeito que a apoia afirmou para uma deputada que não a estupraria porque ela é feia; que não contataria uma mulher para administrar um empresa; que afirmou publicamente que mulher é uma fraquejada do homem; o mesmo cara que afirmou ser a favor da pena de morte e da tortura; o mesmo cara que afirmou que o erro da ditadura foi ter matado pouco; o mesmo cara que homenageou o único militar que a justiça reconheceu como criminoso e torturador, responsável pela morte de mais de 400 pessoas, que segundo relatos das vítimas mulheres estas eram estupradas e torturadas com ratos nas partes íntimas e muitas vezes na frente dos filhos pequenos, por ele e por seus comandados. ONDE ESTÁ A CRISTANDADE QUE A SENHORA PREGA? Ah, mas eu não sou como bolsonaro, pode afirmar a senhora, mas se apoia e recebe seu apoio, é como ele! JESUS FOI TORTURADO E CRUCIFICADO POR SER CONTRA TUDO QUE O BOLSONARO DEFENDE, POR PREGAR O AMOR AO PRÓXIMO E POR DEFENDER POBRES, PROSTITUTAS E EXPULSAR VENDILHÕES DO TEMPLO SAGRADO! A candidata se dizer cristã e aceitar entre seus cabos eleitorais apologistas a crimes e criminosos condenados por um piores crimes do CP e , logo igualmente criminoso (art.287 do CP) é de um contrassenso abissal.
enviada por: Maria Auxiliadora Data: 12/03/2020 08:08:03
isso ai. a Família de Bem Brasileira. vamos que vamos...
enviada por: Ricardo Data: 12/03/2020 07:07:48
Qual o problema de vestir a camisa do Ustra, tem gente que veste a camiseta do maior ladrão que o Brasil já e teve e não problema algum, não gera revolta e ainda pedem liberdade para o marginal
enviada por: Vinicius Data: 12/03/2020 06:06:58
Indico um ótimo livro: "A Verdade Sufocada", livro esse do (herói) Carlos Alberto Brilhante Ustra.
enviada por: LEANDRO DIAS RODRIGUES Data: 11/03/2020 23:11:42
TÁ CERTO ELE! RESPEITEM A DEMOCRACIA, OU LIBERDADE DE EXPRESSÃO É SÓ AQUILO QUE LHE CONVÉM????? ASSIM COMO ELE EU TAMBÉM APOIO USTRA, QUE FOI UM HERÓI NACIONAL QUE LIVROU O PAIS DO COMUNISMO.
enviada por: Jean Alencar Data: 11/03/2020 23:11:31