Cuiabá, Quarta-Feira, 10 de Setembro de 2025
OS EXCLUÍDOS
11.01.2011 | 15h40 Tamanho do texto A- A+

Mais de 39% da população está fora do sistema bancário

Entre os excluídos, mulheres são maioria. Concessão de crédito não é vista como principal função de um banco

Divulgação

Entre os excluídos, mulheres são maioria, segundo pesquisa do Ipea

Entre os excluídos, mulheres são maioria, segundo pesquisa do Ipea

IG

Mais de 39% da população brasileira está excluída do sistema bancário, sendo que as mulheres constituem a maior parte deste contingente, segundo dados do estudo Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre Bancos: exclusão e serviços, divulgado nesta terça-feira (11) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Dentro desta parcela da população que não está bancarizada, 40,6% deseja ter uma conta bancária e 26,6% acredita ter o perfil definido pelos bancos como público-alvo.

“É um estrato da população de baixa renda e de pouca escolaridade, mas que representa uma importante parcela e que vem sendo absorvida pelo mercado de trabalho, estimulada pelo crescimento econômico. Há, todavia, que se criar produtos e serviços específicos para esta população de modo a incorporá-la ao sistema bancário e socializar o acesso a esse serviço público operado por concessão”, destaca o estudo.

Outro ponto de destaque da pesquisa diz respeito ao baixo percentual da população que percebe a função de concessão de crédito como intrinsecamente bancária. Para 62,1% dos entrevistados, a principal função de um banco é a de movimentar/guardar dinheiro; para 29,5% das pessoas, o tarefa da instituição é oferecer produtos e serviços/pagar contas; e somente 4,5% dos brasileiros entendem que emprestar dinheiro seja a principal função de um banco.

"Há de se investigar mais detalhadamente as causas dessa percepção: lembranças inflacionárias; altas taxas de juros; conservadorismo das instituições bancárias; modelos de negócios inadequados, burocracia processual. Essas possibilidades (...) podem estar obrigando a população, ou pelo menos parcela dela, a recorrer a outros meios de obtenção de crédito, nem sempre lícitos ou bem regulados, mas que com certeza a oneram de forma mais abusiva”, diz o texto do Ipea.

Outras conclusões

Os resultados apurados diferem de acordo com a região do país analisada, sexo do entrevistado, nível de escolaridade e faixa de renda.

Entre os 60,5% dos brasileiros que têm conta em banco, 78,2% estão muito satisfeitos ou satisfeitos com a segurança oferecida pelos bancos em suas agências e 13,7%, muito insatisfeitos ou insatisfeitos com ela.

Considerada pelos entrevistados como a principal função de um banco, a movimentação (todos os tipos, inclusive a guarda do dinheiro) da conta bancária é a operação realizada com maior freqüência, sendo apontada por 93,8% dos entrevistados.

O que leva uma pessoa a escolher uma determinada instituição bancária, em geral, é a determinação da empresa em que trabalha, mais do que itens como confiança ou proximidade da agência de sua casa ou trabalho.

O questionário aplicado contou com 36 perguntas objetivas que abordaram a inclusão bancária, a qualidade dos serviços e do atendimento prestado, o horário de funcionamento das agências bancárias, a segurança para a realização das operações e os
produtos e serviços oferecidos.




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