Cuiabá, Sábado, 14 de Junho de 2025
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MPF volta a acionar a Justiça para suspender obra do VLT

Procurador alega "danos irreparáveis" a MT; obras estão aceleradas em Cuiabá e VG

Thiago Bergamasco/MidiaNews

O MPF quer paralisar novamente as obras do VLT, que estão em ritmo acelerado em Cuiabá e VG

O MPF quer paralisar novamente as obras do VLT, que estão em ritmo acelerado em Cuiabá e VG

DA REDAÇÃO
O Ministério Público Federal entrou com um novo recurso, no Tribunal Regional Federal/1ª Região, nesta semana, pedindo a paralisação, pela terceira vez, das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Cuiabá e Várzea Grande.

O recurso foi ajuizado pela Procuradoria Regional da República - órgão de segunda instância do MPF - na segunda-feira (8) e deve ser julgado na próxima sessão da Corte Especial do TRF, prevista para o próximo dia 18 (quinta-feira).

Segundo o procurador Carlos Frederico Santos, autor do recurso, não é a liminar que ordenou a paralisação das obras que irá prejudicar a ordem e a economia públicas, e sim a implantação do VLT.

"Além do absurdamente elevado valor do VLT, há evidências do seu não aproveitamento para a Copa de 2014"

“Além do comprovado custo absurdamente elevado do VLT, há evidências de possibilidade real do seu não aproveitamento para a Copa de 2014, visto que sua conclusão ocorrerá após o evento. É certo que uma obra deste porte causará danos irreparáveis à economia do Estado”, disse Santos, em sua justificativa.

O procurador ingressou também com mandado de segurança contra a decisão do presidente do TRF1, desembargador federal Mário César Ribeiro, alegando que o caso não pode ser objeto de pedido de suspensão de liminar, diante da inexistência de lesão à ordem e economia públicas.

Segundo Carlos Santos, a questão só poderia ser impugnada por agravo de instrumento, cuja decisão compete a uma das turmas do Tribunal.

Para o representante do MPF, uma solução plausível seria a substituição do Veículo Leve sobre Trilhos por outro, como o BRT (Bus Rapid Transport), que, segundo ele, "possui o custo de investimento aproximadamente cinco vezes menor em relação ao VLT".

Polêmica na Justiça

O VLT foi escolhido pelo Governo do Estado como opção para a modernização do sistema de transporte público urbano, no contexto das obras da Copa do Mundo de 2014.

A obra é motivo de grande controvérsia entre a Justiça, o Ministério Público, o Estado do Mato Grosso e a União.

Uma ação civil pública foi proposta pelo MPE/MT e pelo MPF/MT, pedindo a suspensão das obras, em razão de supostas irregularidades, entre elas, um suposto prejuízo aos cofres públicos em quantia que seria superior a R$ 1 bilhão.

No mês passado,  juiz federal Marllon Souza, da 1ª Vara da Seção Judiciária do Mato Grosso concedeu uma liminar que ordenou a paralisação das obras e fixou multa diária de R$ 30 mil, caso a ordem fosse descumprida.

Contra essa decisão, o Estado recorreu ao TRF1, para que o empreendimento fosse retomado, alegando que a sua suspensão pode prejudicar a Copa do Mundo, em Cuiabá.

Ao analisar o pedido, o presidente do Tribunal suspendeu a liminar, o que resultou na retomada das obras.

Na decisão, o magistrado argumentou que a sentença anterior não apresenta elementos suficientes para justificar a suspensão das obras.

Além disso, afirmou que paralisação das obras poderia ser prejudicial à economia pública e à ordem pública, bem como à sociedade.

Leia mais sobre a polêmica envolvendo o VLT nos links abaixo:


Ministério Público propõe ação para barrar o VLT


Ministério Público diz que uso do RDC foi ilegal


Juiz federal suspende contrato para construção do VLT


Governo recorre de decisão; obras do VLT continuam

Juiz federal libera contrato e obras do VLT em Cuiabá


Justiça Federal suspende mais uma vez obra do VLT


Governo recorre de decisão que parou obras do VLT


TRF suspende liminar e libera obras do VLT em Cuiabá


Estado vê segurança jurídica e garante VLT em Cuiabá



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COMENTÁRIOS
45 Comentário(s).

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Jean  14.10.12 19h45
Marta voce deve estar mar...ta!...do juizo ou algum mar...ta!.. da cabeça. Voce deve estar se achando que é alguma doutora sobre o BRT. Se cuida menina.Fica falando besteira pode ate acabar a ficar jogando pedra nos outros.
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denis  13.10.12 09h46
MARTA!De onde vc tirou que o VLT de Cuiabá é o mais caro? Qual outro projeto vc conhece no Brasil, exceto o de Brasília, que não saiu do papel por conta das pressões que a cúpula do PT promoveu em cima do governador de lá, que defende ônibus? Não existe VLT no Brasil. Há projetos de RAILBUS(ônibus ferroviário), que são unidades movidas a diesel e que marketeiros de plantão dizem que é "VLT". É um engodo! O do Cariri e Maceió, são bom exemplo. De resto, vc deve fazer parte daquela camada da população que não anda de ônibus. Para pobre, suburbano, qualquer carroça serve. Não viaja, por favor!!! Me dá um desconto...
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Marta  13.10.12 09h10
Parabéns Sr Procurador........Fico mais aliviada em saber que ainda existem pessoas no estado com bom senso e capazaes de entender que essa obra vai falir o estado de MT que ja anda sucateado. Sem falar que dos estados que tem o projeto de implantção do VLT o nosso é o mais caro. Poque será?????? PARABÈNS!!..estou torcendo para que essa novela acabe de uma vez e que esse dinheiro possa ser investido na Saúde , por exemplo.
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Denis  13.10.12 07h48
Sr Moisés Portugal: O tal Magleve que vossa menciona, é um projeto alemão - trem de levitação magnética. É isso? É tão caro que nem os alemães adotaram. Fizeram uma linha protótipo, apenas.A China aceitou o desafio e implantou o Magleve. Custa uma fortuna. Israel também se rendeu ao VLT. Eles o inauguraram em set/10, com a linha indo até as proximidades de Jerusalém. Os VLts são da Siemens, alemã, da série Avanto. É um belo projeto. O VLT é ultrapassado? Diga ao leitor de onde vc tirou isso. De acordo com a Associação de Veículos Leves Sobre Trilhos, com sede em Londres, de cada 10 projetos de sistemas ferroviários, 7 são de VLT. Até os EUA se renderam. As cidades de Salt Lake City, Houston, e Charlote, são os mais novos. Já são 18 cidades, meu caro. Não viaja, por favor!!!
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Elizabeth bacarin  11.10.12 17h44
já utilizei o VLT na holanda, ja utilizei o metrô, e conheço muito bem os onibus de Cuiabá. Gostaria de saber se quem está bloqueando o vlt teria coragem de usar o coletivo brt que querem implantar por uma semana fazendo o percurso aeroporto tijucal. Quem se habilita???????
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