DA ASSESSORIA
A Praça Santos Dumont, em Cuiabá, será o ponto de encontro de uma pedalada pelo Centro da cidade, na próxima sexta-feira (15). Batizado de “Pedal do Bem”, o evento integra a programação do Dia do Bem Jovem. A concentração dos participantes terá início às 19h e a pedalada começará às 20h. Em Cuiabá, o Dia do Bem Jovem é coordenado pela entidade beneficente Casa da União Santa Luzia.
O Dia do Bem acontece desde 2011 e é uma realização de voluntários das Unidades Beneficentes do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV) em parceria com diversos Órgãos Governamentais e Não Governamentais. O evento tem como objetivo propiciar ações beneficentes em favor da população e desenvolver reflexões a respeito de temas de interesse da sociedade. Este ano, as atenções estão voltadas para os jovens, especialmente para a prevenção ao uso de drogas e bebidas alcoólicas.
De acordo com a presidente da Casa da União, Wilma Ferreira, a pedalada pretende mobilizar as pessoas pela defesa do direito dos jovens a viverem a vida com mais arte, esporte, saúde, cultura e educação. “Esses fatores são fundamentais para que os jovens tenham mais qualidade de vida. Aqueles que praticam esportes, por exemplo, estão menos sujeitos ao uso de drogas, bebidas alcoólicas, cigarro e outros fatores comprometedores”, explica a presidente, que convida a sociedade para participar da pedalada.
A Casa da União Santa Luzia, que organiza o Dia do Bem em Cuiabá, é uma entidade beneficente criada em 25 de julho de 1993. Localizada no bairro Parque Geórgia, na capital mato-grossense, a instituição recebeu o título de utilidade pública estadual em 2002, por meio da lei 7.628, e está registrada no Conselho Municipal de Assistência Social. Entre as atividades desenvolvidas pela Casa da União estão cursos de inclusão digital, capacitação profissional, eventos beneficentes com atendimentos para comunidades carentes e alfabetização de jovens e adultos por meio do software livre Luz do Saber.
23 de março - Dia do Bem Jovem
O Dia do Bem Jovem acontecerá na Praça Alencastro, das 8h às 16h. A entrada é gratuita e estão previstas as seguintes atividades: apresentações culturais, mostra de vídeos e documentários, coleta de sangue e medula óssea, orientações sobre mercado de trabalho e estágio com o Centro de Integração Empresa Escola, educação para o trânsito com o Detran-MT, orientações de saúde com distribuição de cartilhas educativas, emissão de documentos (certidão de nascimento, casamento e óbito, carteira de identidade e de trabalho), jogos, corte de cabelo, maquiagem e massagem.
Além das atividades que serão oferecidas no dia 23 de março, a organização do evento também preparou algumas ações para as semanas que antecedem o Dia do Bem, como palestras, concurso de redação envolvendo três escolas e a pedalada desta sexta-feira (15).
Nas edições de 2011 e 2012, o Dia do Bem em Cuiabá também foi realizado na Praça Alencastro. Na primeira edição foram registrados mais de 7 mil atendimentos, enquanto a segunda edição, chamada Dia do Bem Verde, promoveu mais de 4.500 atendimentos.
Os internautas poderão acompanhar as atividades nas diversas cidades onde acontece o Dia do Bem Jovem por meio da página no Facebook (http://www.facebook.com/DiaDoBemUDV) e também no Twitter (@diadobem_).